Você está em Noticiaki > Bem Viver > Dor de Dente – Sintomas, Tratamento e Causas

Publicado por EM Saúde| Atualizado em: 07/02/2012 às 13h36m

Dor de Dente – Sintomas, Tratamento e Causas

Dor de Dente

A dor nos dentes causa um grande desconforto e pode aparecer repentinamente e de modo intenso. As dores na arcada dentária podem se refletir na cabeça, maxilar e ouvido. Normalmente pioram com a ingestão de algum alimento ou líquido. Se a dor tiver sido causada por sensibilidade, piora com a ingestão de alimentos ou bebidas excessivamente quentes ou frias. Ao deitar, as dores pioram devido à pressão sobre os dentes. Os sintomas das dores no dente são dores ao mastigar ou ingerir algo quente ou frio, sangramento nos dentes e gengivas, inchaço no maxilar e ao redor dos dentes.

dor de dente

dor de dente

Causas da dor de dente

As causas das dores nos dentes são muitas vezes relacionadas às cáries que são conseqüências de uma higienização bucal mal feita. Outros fatores que causam a dor nos dentes são abscesso, dor no ouvido, lesão no maxilar, gengiva ou boca, sinusite, bruxismo, sensibilidade dental, danificações dos dentes, infecções dentárias, dores na cabeça, maxilar e pescoço, desgaste do esmalte, inflamações da gengiva, doenças como herpes simples e gengivo estomatite herpética. Para definir o tratamento das dores nos dentes deve ser procurado um dentista.

Sintomas da dor de dente

As dores podem surgir em dentes cariados, com colo exposto e em dentes que estão submetidos à grande carga devido à mastigação. Em casos com esse tipo de estímulo, basta remover a sensibilidade dos dentes e os sintomas cessarão. O tratamento de canal deve ser realizado para que não seja desenvolvida uma lesão na área apical que causam infecção na raiz e tecidos. Em casos mais sérios, dor intensa, febre, inchaço e bactérias no sangue são conseqüências de um dente mal cuidado, cuja remoção do dente é a única solução em situações extremas.

Tratamento da dor de dente

O tratamento de canal consiste na retirada da polpa do dente cujo tecido está danificado por alguma inflamação ou cárie não curada. A área infectada ao ser removida é substituída por um obturador. O dente que começa a doer sem nenhum motivo, pode provavelmente estar danificado e precisa passar por esse tipo de tratamento. Para identificar esse problema, verifique se a dor é intensa, latejante, aumenta com o calor e não passa com analgésicos. Nessa situação a polpa está viva e inflamada. Para definir se é preciso um tratamento de canal, a dor deve se iniciar sem nenhum estímulo, ou seja, frio, calor, salgado e doce.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

2 Comentários em Dor de Dente – Sintomas, Tratamento e Causas

  1. K. Collini disse:
    estou com uma panela no dentao do fundo doi muito principalmente quando vou dormir.

    e esse meu dente o que doi é a raiz pois esta muito esposta e a dor é tao insuportavel que todo o lado direito do meu rosto doi

    é normal?

  2. Juliano disse:
    Pode de acontecer de dar alterações no sangue após um tratamento de canal? Exemplo doação de sangue, alteração em algum teste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *