Você está em Noticiaki > Bem Viver > Dor de Garganta – Causas, Sintomas e Tratamento

Publicado por EM Saúde| Atualizado em: 07/02/2012 às 15h54m

Dor de Garganta – Causas, Sintomas e Tratamento

Dor de Garganta

As dores de garganta podem ser infecciosas ou causadas por inflamação. A amigdalite é uma infecção das amígdalas. Tempo seco e poluição contribuem para o aumento das amigdalites, principalmente entre crianças. As amigdalas são tecidos localizados nas vias respiratórias, atrás da garganta, e agem como filtros para prevenir infecções, sendo responsáveis pela produção de anticorpos.

dor de garganta

dor de garganta

Sintomas da Dor de Garganta

Os sintomas são dor, febre, inchaço dos gânglios, calafrios, hálito estranho, dificuldade para engolir, dor de cabeça, mudanças no paladar e olfato, dores no ouvido, músculos e barriga. A febre causada pela infecção pode chegar a 40ºC. As crianças são mais afetadas por pela queda de resistência e variações de temperatura. Há cirurgias que podem ser feitas para retirar amigdalas. Nesse caso, as amigdalites diminuem e aumenta a ocorrência de faringite.

Causas da Dor de Garganta

As amigdalites podem ser de origem viral ou bacteriana, facilmente identificadas pela presença de pus que são pontos brancos que parecem placas. A principal causadora da amigdalite é a bactéria Streptococcus pyogenes, que é a infecção de garganta mais perigosa.Alguns fatores proporcionam maior possibilidade de ocorrer dores de gargantas como presença de animal doméstico dentro de casa e exposição ao fumo.Habitações pequenas e com muitas pessoas proporcionam o surgimento de dores de garganta, assim como alimentação inadequada.

Tratamento da Dor de Garganta

A amigdalite pode ser aguda ou de repetição, quando ocorrem de 5 a 7 infecções anualmente. A infecção de garganta aguda possui maior frequência e é tratada na maioria das vezes com antibióticos. Caso a dor de garganta seja causada por bactérias, deve ser tratada com antibióticos. Em casos virais, a dor deve ser tratada com medicações para aliviar os sintomas, como analgésicos e antitérmicos, mas não para curar a doença. É preciso consultar um médico antes de tomar os medicamentos. Gargarejos de uma solução com sal podem aliviar a dor. Bebidas mornas como chá e sopas são ideais para esse tipo de doença. Comer alimentos macios também ajuda a não piorar a dor, já que há dificuldade de engolir. Evite água gelada, tomar chuva e andar descalço.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *