Você está em Noticiaki > Bem Viver > Dor de Ouvido – Sintomas, Causas e Tratamento

Publicado por EM Saúde| Atualizado em: 07/02/2012 às 15h11m

Dor de Ouvido – Sintomas, Causas e Tratamento

Dor de Ouvido

A dor de ouvido pode ser causada por doenças de origem otológica ou doenças em outras estruturas localizadas próximas ao ouvido. As dores de causa otológica são otite externa aguda, otite média aguda e tumores no ouvido. Conheça cada uma delas: A otite externa aguda é uma infecção do canal do ouvido que pode ser causada por fungos ou germes. Essa doença é caracterizada por uma dor de ouvido profunda e normalmente a dor é acompanhada por uma coceira. Se a infecção se tornar crônica, as dores ocorrem por vários meses causando coceira e descamações. A otite externa é muito comum entre nadadores.

dor de ouvido

dor de ouvido

Causas da Dor de Ouvido

A otite média aguda é causada por bactérias e vírus no ouvido médio. A doença é mais comum em crianças e a infecção ocorre através da migração do germe da garganta ou nariz para os ouvidos. Normalmente, esse tipo de infecção ocorre após uma gripe e pode ser passada através do contato com crianças que estejam com alguma doença infecciosa. Há também as dores de ouvido não otológicas que se originam nos dentes como cáries, apicites paradentares e molares inclusos, assim como próteses dentárias com má adaptação. Problemas na coluna cervical como artrite ou traumatismos na coluna costumam apresentar dores na região da orelha, especialmente nas pessoas idosas. Problemas de infecção na garganta ou amigdalas podem causar dor de ouvido, assim, como processos malignos na base do crânio, via aérea e digestiva. As otalgias não otológicas ocorrem por ramificações nos nervos da cabeça, pescoço, aparelho digestivo e tórax.

Sintomas da Dor de Ouvido

Os sintomas da otite são dor e diminuição da audição. Além disso, podem ocorrer febre, perda de apetite, inquietude, secreção no ouvido, diarreia e vômitos. Os tumores de ouvido não são muito comuns. Os sintomas das dores causadas por tumores são diminuição da audição, dor intensa nos ouvidos e secreção. O diagnóstico da doença ocorre através de exames do ouvido como ressonância magnética e tomografia computadorizada.

Tratamento da Dor de Ouvido

Caso constatada a dor de ouvido não otológica é preciso ser feito o exame buco- facial por um dentista capacitado antes do tratamento, assim como radiografias, tomografia e ressonância magnética. Em caso de dor de ouvido, o procedimento é: aplicar compressas frias para diminuir a dor e tomar analgésicos e remédios em gotas para aliviar a dor momentaneamente.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *