Você está em Noticiaki > Bem Viver > Dor nas Costas – Caustas, Sintomas e Tratamento

Publicado por EM Saúde| Atualizado em: 07/02/2012 às 19h18m

Dor nas Costas – Caustas, Sintomas e Tratamento

Dor nas Costas

A dor nas costas é muito comum entre as pessoas, principalmente as idosas. Normalmente quem tem dores nas costas não dorme direito e não se senta corretamente. A dor nas costas pode ser um incômodo simples, mas se permanecer ocorrer com frequência, necessita de uma maior atenção, já que pode indicar algum problema grave de coluna.

dor nas costas

dor nas costas

Sintomas da Dor nas Costas

A dor nas costas ocorre normalmente na parte inferior da coluna vertebral. Três em quatro adultos tem probabilidade de ter dores nas costas, sendo mais intensas entre idosos. A coluna travada está relacionada à limitação na flexão anterior da coluna. Nesse caso, os sintomas são dor e limitação nos movimentos durante a manhã. As dores nas costas podem ser constantes e restritas a uma área, podendo se estender ao pescoço, braços e região lombar, chegando a atingir as pernas.

Causas da Dor nas Costas

As causas das dores nas costas são a idade, genética, sedentarismo, postura, levantamento de peso, movimentos repetitivos e práticas esportivas de maneira incorreta. Para diagnosticar o problema será preciso a realização de exames detalhados da postura, espasmo muscular, força muscular e dor. A maioria da população possui dores nas costas por conta da má postura, posições incorretas na área de trabalho e afazeres domésticos e sedentarismo. A dor pode ser aguda ou crônica, sendo que a aguda pode durar dois meses e a crônica pela vida toda.

Tratamento da Dor nas Costas

O tratamento depende da causa das dores que podem ser hérnia, protrusão, postura, músculo ou problema ergonômico. A fisioterapia manual e a mesa de flexão são utilizadas para tratamento das dores nas costas. Injeções analgésicas, relaxantes musculares e antiiflamatórios controlam as dores. As dores na coluna podem ser dos nervos, ossos, músculos e articulações. O RMA da coluna é um programa de fisioterapia que usa técnicas manuais, mesa de tração eletrônica e descompressão dinâmica que busca a melhoria do grau de mobilidade músculo articular, diminuindo a compressão nas vértebras e facetas, que dão espaço para gânglios e nervos, fortalecendo os músculos por exercícios terapêuticos. Os exercícios dão controle à coluna lombar, quadril, cervical e ombro. Algumas terapias convencionais para tratamento da dor nas costas são eletroterapia, fototerapia, cinesioterapia, hidroterapia e massagem. Exercícios para alongamento, fortalecimento muscular e mobilização articular auxiliam no tratamento da coluna.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *