Você está em Noticiaki > Notícias > Dúvidas sobre a Lei Seca para Motoristas

Publicado por EM Brasil, Educação, Saúde| Atualizado em: 25/03/2011 às 14h48m

Dúvidas sobre a Lei Seca para Motoristas

Lei Seca para Motoristas

A nova lei 11705 que altera o Código de Trânsito Brasileiro, conhecida como ‘LEI SECA‘, deve provocar uma mudança de hábitos na população brasileira, pois se trata da mais rígida no mundo, pois até em período de ressada do indivíduo, o bafômetro (equipamento medidor de álcool no sangue) poderá registrar indícios de álcool mesmo após algumas horas da ingestão. A dúvida sobre a nova legislação de trânsito brasileira é esclarecida pela médica da Abramet, que afirma que qualquer consumo de álcool, seja ela mínima ou média, está proibida no Brasil. Até a nova lei entrar em vigor, era permitido o consumo de até 6 decigramas de álcool por litro de sangue, o que equivale a 2 copos de cerveja.

Lei Seca

1- Qual a quantidade permitida de álcool a ser ingerida antes de dirigir? Nada.

2- Por quanto tempo o álcool ingerido permanece no sangue do indivíduo após o consumo e após quanto tempo o mesmo poderá dirigir? Para a cerveja, se analisarmos um copo da bebida, este demora aproximadamente 6 horas para ser eliminado do sangue pelo organismo. Já uma dose de uísque por exemplo, essa pode demorar até 24 horas para ser eliminado do sangue pelo organismo. Caso venha a ter uma ressaca após a ingestão da bebida, é aconselhável que não dirija, pois neste momento o álcool se manifesta tóxicamente no organismo, o que faz com que sua eliminação seja ainda mais demorada.

3- Como é verificado o índice de álcool no organismo do indivíduo? Esta verificação é feita de 3 maneiras diferentes. A primeira verificação é feita com o bafômetro e com o exame de sangue, pois estes são mais sensíveis na detecção de dosagens alcoólicas. Já o exame clínico é menos sensível na detecção, porém é bastante utilizado nos casos em que os motoristas se recusam a fazer o teste do bafômetro ou o exame de sangue. Neste exame é verificado os possíveis sinais de embriaguez, como alergia excessiva, olho vermelho e falta de coordenação motora.

4- Caso o policial não esteja munido do bafômetro, o motorista é obrigado a fazer o exame de sangue? Sim, se o policial tiver fortes indícios de que o indivíduo está embriagado e necessita de testemunhas para que seja explicado o porque da necessidade de um exame de sangue. A chamada do médico é feita quando o indivíduo aparenta embriaguez e há no local a falta do bafômetro. Caso o motorista se recuse a fazer, o policial tem o direito de chamar um médico-perito para examinar o indivíduo.

5- Caso o indivídulo use medicamentos, estes podem afetar no resultado do testo do bafômetro? Um medicamento só poderá afetar no teste do bafômetro se contér algo em sua composição, ou se a dosagem do medicamento for excessiva. Para isso o importante é sempre levar as receitas dos medicamentos que ingere, caso necessite destes medicamentos diariamente.

6- Caso seja preparado uma sobremesa com bebida alcoólica, esta poderá ser detectada no teste do bafômetro? A quantidade de bebida alcoólica em doces e sobremesas é bem menor, porém se ingerido será detectado sim pelo exame de sangue ou de bafômetro.

7- A lei seca é válida em todos os lugares e para todos os motoristas? A lei é válida sim para qualquer motorista e em qualquer lugar do país, e esta verificação será feita por policiais militares, rodoviários e federais, e se caso houver convênio com áreas de segurança do local, também poderá ser feita guardas municipais e policiais civis.

8- A lei seca pretende reduzir o número de acidentes no trânsito? Esta lei com certeza dará maior segurança a população, porém ainda é muito vaga quando se fala em bafômetro, já que os pontos de fiscalização deveriam ser mais bem equipados, para aumentar ainda mais a área de fiscalização. Esta fiscalização deve ser permanente, e não durar apenas um tempo e depois parar, por isso para que for pego dirigindo embriagado, levará de brinde para sua casa uma multa de R$ 955 e perderá a carteira de motorista por 12 meses.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

2 Comentários em Dúvidas sobre a Lei Seca para Motoristas

  1. DANIELA FILIPA NUNES MARQUES disse:
    TIVE A LER PARA ME PREVENIR PORQUE REPAREI QUE A GRIPE a h1n1 que se ta a alastrar e acho que ta na hora de tomar medidas e pretendo prevenir antes que a gripe chegue a minha terra ca temos todos lutado para evitar somos muito unidos e vamos com a luta ate ao fim ….vou fazer por isso
  2. DANIELA FILIPA NUNES disse:
    acho que os motoristas de viaturas devem conduzir com grades entreses com cabexa kumo pessoas decentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *