Você está em Noticiaki > Educação > Enade 2014 MEC: Cursos, Resultado e Data das Provas

Publicado por EM Educação, ENADE| Atualizado em: 04/06/2015 às 21h03m

Enade 2014 MEC: Cursos, Resultado e Data das Provas

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) nada mais é do que uma prova escrita aplicada anualmente, usada para que seja possível realizar a avaliação dos cursos de ensino superior das faculdades e universidades do Brasil. O INEP é o órgão responsável pela aplicação da prova, sendo esta uma entidade de cunho federal que está vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Quem participa dessa avaliação? Os alunos que estão ingressando no curso superior e aqueles que estão concluindo o mesmo. O aluno que fora convocado para participar do Enade e mesmo assim deixa de fazê-lo, está impedido de receber seu diploma.

Enade 2014

Enade 2014

O Enade acabou substituindo o antigo Exame Nacional de Cursos, o antigo Provão que tinha sido criado no ano de 1996. O resultado das provas é calculado através de diversos indicadores, dentre eles estão presentes o conceito do curso, chamado IDD. Outros cursos são classificados como Sem Conceito, classificação que é dada para cursos que não possuem estudantes, seja ingressante ou concluinte), selecionados para participação da amostra testada pelo Enade. O conceito do curso é dividido em cinco valores classificatórios, conforme abaixo:

1 – 0,0 a 0,9
2 – 1,0 a 1,9
3 – 2,0 a 2,9
4 – 3,0 a 3,9
5 – 4,0 a 5,0

Conceito do Curso pelo Enade

O conceito do curso é calculado a partir da média ponderada dos estudantes considerados concluintes (peso de 60%) e ingressantes (peso de 15%), e dos concluintes e ingressantes em formação geral de peso 25%. Depois disso, o conceito adquirido pela faculdade é apresentado sob forma de categorias, que vai de 1 à 5, sendo 1 o resultado mais baixo e 5 o melhor resultado possível para uma faculdade. O MEC divulgou por meio da Portaria Normativa nº 8 que ao todo serão avaliados 33 cursos nas áreas de engenharia e licenciaturas no Enade 2014.

Cursos que serão avaliados pelo Enade 2014

I – que conferem diploma de bacharel em:

a) Arquitetura e Urbanismo;
b) Sistema de Informação;
c) Engenharia Civil;
d) Engenharia Elétrica;
e) Engenharia de Computação;
f) Engenharia de Controle e Automação;
g) Engenharia Mecânica;
h) Engenharia Química;
i) Engenharia de Alimentos;
j) Engenharia de Produção;
k) Engenharia Ambiental;
l) Engenharia Florestal; e
m) Engenharia.

II – que conferem diploma de bacharel ou licenciatura em:

a) Ciência da Computação;
b) Ciências Biológicas;
c) Ciências Sociais;
d) Filosofia;
e) Física;
f) Geografia;
g) História;
h) Letras-Português;
i) Matemática; e
j) Química.

III – que conferem diploma de licenciatura em:

a) Artes Visuais;
b) Educação Física;
c) Letras-Português e Espanhol;
d) Letras-Português e Inglês;
e) Música; e
f) Pedagogia.

IV – que conferem diploma de tecnólogo em:

a) Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
b) Automação Industrial;
c) Gestão da Produção Industrial

Data das Provas Enade 2014

A data das provas do Enade 2014 foi publicada no dia 17 de março por meio da Portaria Normativa nº 8, publicada pelo Ministério da Educação (MEC), que consta que a data de aplicação das provas será 23 de novembro, às 13h. As provas do Enade 2014 serão elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a partir do Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI). Para ficar de olho no que está acontecendo, que tal acessar ao site oficial do INEP através do endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/enade e clicar no menu lateral direito na opção “Educação Superior” e logo “Enade”, tendo assim, acesso completo as informações do Enade, bem como datas de aplicação das provas e avaliação dos alunos.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *