Você está em Noticiaki > Bem Viver > Endometriose – Causas, Sintomas e Tratamento

Publicado por EM Saúde

Endometriose – Causas, Sintomas e Tratamento

Endometriose

A endometriose é uma doença muito comum, no entanto complexa. A doença é ginecológica e atinge as mulheres principalmente em idade reprodutiva, pois está relacionada com a menstruação. O tecido endometrial é a membrana mucosa que reveste o útero internamente. Devido aos hormônios, a espessura do endométrio sofrem alterações no período menstrual, quando o útero se prepara para receber o possível embrião. O excesso de tecido e óvulo não fecundados são eliminados através da menstruação.

endometriose

endometriose

Causas da Endometriose

A causa da doença não é comprovada, no entanto, é provável que a presença do tecido endometrial no exterior da cavidade uterina seja a causa da endometriose. Supostamente, isso ocorra no período menstrual, em que células do endométrio chegam à cavidade peritoneal abdominal pelas trompas de Falópio. A doença pode ser causada por alterações no sistema imunológico ou por herança genética. As células fora do útero se fixam na parede externa do útero, ovário ou trompas. Em alguns casos, podem se instalar na bexiga, entre a vagina e o reto. Nesses locais, as células reiniciam seu processo e sofrem alterações, causando sangramento.

Sintomas da Endometriose

Os sintomas da doença consistem em dores pélvicas, cólicas intensas durante a menstruação ou não, dores durante e após relações sexuais e infertilidade. Dor ao urinar e dor no intestino, sangramento ao evacuar e urinar também são sintomas da doença, mas com menor frequência. Há vários tipos de endometriose que dependem do local atingido, a profundidade da lesão e as diversas consequências.

Tratamento da Endometriose

A doença não tem cura, mas pode ser tratada para o alívio dos sintomas. O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico, levando em conta a intensidade dos sintomas e a extensão das lesões. Além disso, é importante considerar o fato da mulher querer engravidar futuramente ou não. Há várias formas de diagnosticar a endometriose, entre elas um simples exame de toque ou ultrassonografia transvaginal ou pélvica. Podem ser realizadas biópsia e laparoscopia.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *