Você está em Noticiaki > Notícias > ENEM 2012: Inscrição, Datas, Locais, Gabarito, Resultado

Publicado por EM Brasil, Educação, Internet| Atualizado em: 31/12/2012 às 15h21m

ENEM 2012: Inscrição, Datas, Locais, Gabarito, Resultado

ENEM 2012

No ano passado muitos acontecimentos fizeram com que os estudantes ficassem desgostosos com o ENEM e algumas provas tiveram de ser aplicadas novamente para que o erro não atingisse alguns e o exame fosse justo com todos os inscritos. Mesmo sendo feita novas provas, alguns estudantes ainda ficaram furiosos com a má organização e a falta de comprometimento, já que a prova do ENEM hoje é uma das principais provas dos estudantes do ensino médio e daqueles que querem entrar na faculdade, já que este representa 50% da nota do processo seletivo de várias instituições de ensino pública superior do país e ainda requisito necessário para a concessão de bolsas por meio do ProUni.

ENEM 2012

ENEM 2012

Em 2012, o Governo prometeu não cometer erros e para isso está trabalhando para não atrapalhar a vida dos participantes e fazer com que todos possam fazer a prova do ENEM, sem serem prejudicados na nota final. Atualmente os alunos que desejarem participar do ENEM 2012 deverão de pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 35 (trinta e cinco reais), porém os alunos que estiverem concluindo em 2012 o ensino médio em instituições públicas de ensino (instituições municipais, estaduais e federais), estão isentos do pagamento da taxa. É imprescindível que o candidato possua RG e CPF para participar das provas. As inscrições só são aceitas se feitas no site do Inep, assim como qualquer tipo de alteração de dados cadastrais.

O Inep não se responsabiliza por dados incorretos, por isso é importante que o aluno preste bastante atenção na hora de preencher seus dados, afim de evitar perder a prova. Dados incorretos também impossibilita que o Inep envie ao aluno o cartão socioeconômico, que deverá ser apresentado devidamente preenchido no dia da prova. Os candidatos impossibilitados de efetuarem o pagamento da taxa de inscrição, devem preencher também no site do Inep, uma declaração de carência que será avaliada e poderá lhe dar isenção da taxa. Alunos que nos anos anteriores declararam carência, podem estar isentos novamente este ano, se comprovarem por meio de documentos de renda.

Inscrição ENEM 2012

O Ministério da Educação lançou oficialmente o endereço eletrônico para a realização da Inscrição ENEM 2012 que teve início no dia 28 de maio a partir das 10h no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/. O prazo para a realização das inscrições vai até as 23h59min do dia 20 de Junho e para que as inscrições sejam validadas, os candidatos que não são isentos da taxa de inscrição, deverão pagar o valor de R$ 35 até o dia 20 de Junho.

Inscrição ENEM 2012

Inscrição ENEM 2012

O Inep anunciou que até as 9 horas do dia 4 de Junho (segunda-feira) o número de inscrições ENEM 2012 chegou a 2,36 milhões, exatamente uma semana após a abertura das inscrições para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia foram os que mais tiveram candidatos inscritos. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) anunciou que após a primeira semana de inscrições, o fluxo deverá diminuir, voltando a aumentar nos últimos dias de inscrição, porém estima-se que o ENEM 2012 deva contar com 6 milhões de inscritos.

Locais das Provas do ENEM 2012

Os locais de realização das provas só são divulgados após o término das inscrições, onde os alunos terão conhecimento do local em que farão as provas, através do site do Inep ou do cartão socioeconômico, que traz tal informação. Já está disponível na página do Inep na Internet, o formulário para consulta do local de prova do ENEM 2012, que poderá ser consultado após informar o número do CPF e a Senha de acesso ao sistema, do candidato. Para consultar o locar da prova, acesse http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova/home.seam.

Provas ENEM 2012

As provas do ENEM 2012 serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro a partir das 13h, porém os portões ser abrirão às 12h. A prova ainda será dividida em quatro provas com 45 questões de múltipla escolha cada, abordando os temas a seguir. As provas tem duração de 5h e 30min para sua conclusão.

Matérias Abordadas

Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.

Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

Conteúdo da Prova por dia

No 1º dia de provas, 3 de novembro (sábado), as provas serão de Ciências Humanas e Ciências da Natureza;

No 2º dia de provas, 4 de novembro (domingo), as provas serão de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática;

Redação

Várias mudanças foram adaptadas este ano para a redação do ENEM 2012.

A primeira delas é que o aluno terá acesso a correção de sua redação.

A segunda mudança fica por conta da implantação de uma banca de avaliadores, onde a redação do aluno passará pela mão de dois corretores, e terá consequentemente duas notas. Caso a nota seja superior a 200 ou inferior a 80 pontos, um terceiro avaliador entra em ação e a nota final da redação, será calculada por meio de uma média aritmética das notas. Caso a diferença entre as notas ainda se mantenha alta, mais três avaliadores corrigirão novamente a redação e determinaram a nota do aluno. Veja os exemplos disponibilizados pelo MEC:

Exemplo 1: Correção da Redação do ENEM 2012

Exemplo 1: Correção da Redação do ENEM 2012

Exemplo 2: Correção da Redação do ENEM 2012

Exemplo 2: Correção da Redação do ENEM 2012

Exemplo 3: Correção da Redação do ENEM 2012

Exemplo 3: Correção da Redação do ENEM 2012

Exemplo 4: Correção da Redação do ENEM 2012

Exemplo 4: Correção da Redação do ENEM 2012

Exemplo 5: Correção da Redação do ENEM 2012

Exemplo 5: Correção da Redação do ENEM 2012

A nota mínima para a redação este ano é de 200 pontos e deve ter no mínimo 7 linhas de texto para que possa ser corrigida.

Guia do Estudante para Redação no ENEM 2012

O MEC divulgou no dia 30 de Julho um guia do estudante, que explica com detalhes, como será a correção da redação do ENEM 2012, além de dar dicas importantes para tirar nota máxima neste quesito. Segundo o MEC, o guia do estudante chamado de “A Redação no ENEM 2012”, traz dicas importantes de como se sair bem na redação e ainda 6 redações que alcançaram nota máxima na edição anterior, com 1000 pontos. Para auxiliar os alunos que não possuem acesso facilitado a Internet, serão impressos e entregues nas escolas de todo Brasil, cerca de 1,7 milhões de exemplares do guia. Cerca de 5,8 milhões de candidatos se inscreveram para o ENEM 2012, então aproveite estas dicas e guias para se aperfeiçoar ainda mais e sair na frente.

Download Guia da Redação do ENEM 2012

O que não pode ser usado nos dias de prova do ENEM 2012

Está proibido a utilização de lápis, lapiseira, borracha, anotações, livros, impressos, manuais, agendas eletrônicas, tablets, calculadoras, gravadores, celulares, pen drive, smartphones, ipod, mp3, mp4, mp5 e similares, relógio de pulso, bip ou qualquer outro tipo de aparelho transmissor ou receptor de mensagens ou dados no dias de aplicação das provas.

O que deverá ser usado e apresentado nos dias de prova

Será obrigatório a utilização de caneta esferográfica de tinta preta de material transparente (ex: caneta bic) para a resolução das provas, redação e marcação das respostas no gabarito. O candidato anida deverá apresentar um documento de identificação com foto (carteira de habilitação ou documento de identidade), devendo estes estarem guardados em um porta objetos lacrado, embaixo da carteira, devendo permanecer assim até o términio da prova e saída do candidato da sala.

Gabarito ENEM 2012

O gabarito ENEM 2012 será divulgado no site do Inep no dia 7 de novembro. Todos os gabaritos são divulgados oficialmente no site do Inep e logo replicados a diversos sites da Internet.

1º Dia (sábado)

Gabarito Amarelo ENEM 2012
Gabarito Azul ENEM 2012
Gabarito Branco ENEM 2012
Gabarito Rosa ENEM 2012

2º Dia (domingo)

Gabarito Amarelo ENEM 2012
Gabarito Azul ENEM 2012
Gabarito Cinza ENEM 2012
Gabarito Rosa ENEM 2012

Resultado ENEM 2012

O resultado e as notas do ENEM 2012 serão divulgados no dia 28 de Dezembro, por meio do site do Inep, onde poderão ser consultados os resultados individuais dos alunos que participaram das provas na edição 2012. Com as notas do ENEM 2012 divulgadas, o candidato poderá integrar-se ao SiSU 2013, ProUni 2013 e também ao Fies 2013, todos programas do Governo Federal, de incentivo à entrada de estudantes no ensino superior. Abaixo também é possível visualizar o Resultado ENEM 2012, extraído diretamente do site do Inep, confira:

Resultado ENEM 2012

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Um comentário em ENEM 2012: Inscrição, Datas, Locais, Gabarito, Resultado

  1. Paulo Eduardo disse:
    queria fazer o enem desse ano, fiquei triste que adiaram, pois quase nâo tenho tempo para estudar mais vou esperar!
    so queria me atualizar da data definida, eu e creio todos que querem fazer o enem vai demora ate novembro? mais vale a pena esperar! um abraço a todos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *