Você está em Noticiaki > Educação > ENEM 2013 Inep: Inscrições, Datas, Gabarito, Resultado

Publicado por EM Educação, ENEM| Atualizado em: 14/07/2015 às 22h51m

ENEM 2013 Inep: Inscrições, Datas, Gabarito, Resultado

O Exame Nacional do Ensino Médio se tornou um dos principais exames no país, pois além de seu objetivo principal que é avaliar o desempenho dos alunos recém formados no Ensino Médio, tem suas notas como porta de entrada em instituições de ensino superior pública e privada de todo país, por meio de programas do Governo como o Sistema de Seleção Única (SiSU) e o Programa Universidade para Todos (ProUni). A cada ano que passa, novas regras vêm sendo acrescentadas ao ENEM, sempre com objetivo de melhorar o método de avaliação e blindar o acesso a respostas e gabaritos antes das provas, conforme aconteceu em edições anteriores. Além destes itens, novas regras serão associadas ao ENEM 2013 para que possa tornar as provas ainda mais relevantes para o sistema de ensino no Brasil.

ENEM 2013

ENEM 2013

Com o acesso facilitado a Internet, os alunos que prestarem as provas receberam uma nova e boa notícia, pois o MEC divulgará no site do Inep as redações corrigidas, onde os alunos que realizarem as provas poderão conferir seus erros e acertos. O Exame Nacional do Ensino Médio é ótimo para o país, porém, a presidenta da república brasileira, Dilma Rousseff, declarou que o ENEM pode ser ainda melhor, então, o Ministério da Educação e Cultura resolveu disponibilizar a correção completa das redações no site para que todos os alunos possam comparar suas notas com a correção feita. Tal medida foi adotada devido ao excessivo número de solicitações de revisão de notas, já que muitos alunos se sentiram lesados pela correção das provas.

Outra grande mudança que já está implantada no Brasil, é a realização das provas em duas edições, sendo uma aplicação no sábado e outra no domingo. Mesmo aplicada em dois dias, a reclamação por parte dos alunos não se extinguiu, e o ENEM 2013 poderá ser aplicado em duas ocasiões distintas, sendo uma no meio do ano e outra no final do ano, já que segundo os próprios alunos, o Exame Nacional do Ensino Médio é muito extenso, complexo e cansativo, e mesmo aplicado em dois dias distintos, muitas pessoas são prejudicadas pelo cansaço. Tal informação ainda não é oficial, mas aguardaremos nos próximos dias o pronunciamento do Ministro da Educação.

A intenção de aplicar duas provas distintas no mesmo ano, é para beneficiar os alunos que prestam as provas com único e exclusivo objetivo de ingressar em uma universidade, pois conforme já foi citado, o número de alunos que prestam a prova para ingresso em instituições de ensino superior aumenta a cada ano, principalmente, porque são respaldados pelos programas do Governo já citados, o SiSU e o ProUni, que utilizam-se da nota do ENEM como principal parâmetro para selecionar alunos às vagas de disponíveis. Ficou interessado em participar e realizar suas inscrições? Então não deixe de acessar o site do Inep e acompanhar constantemente todas as informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, através do endereço eletrônico www.inep.gov.br/enem.

Inscrições ENEM 2013

O Inep anunciou que o período de inscrições ENEM 2013 se inicia às 10 horas do dia 13/05/2013 permanecendo assim até as 23h59min do dia 27 de Maio através do site do ENEM que pode ser acessado por intermédio do endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem/ e clicar na opção “Inscrição faça já a sua”. Após realizar a sua inscrição, o candidato deverá imprimir a GRU Simples (Guia de Recolhimento da União), um boleto bancário exclusivo para pagamento somente no Banco do Brasil, referente a taxa de inscrição no ENEM 2013, no valor de R$ 35, válido até o dia 29 de Maio. O não pagamento cancela a inscrição.

Estarão isentos do pagamento da taxa de inscrição os alunos concluintes do Ensino Médio em 2013 em escolas da rede pública de ensino, e também, alunos que comprovarem carência socioeconômica. Ao término das inscrições, o candidato deverá guardar o número da inscrição e a senha, pois será através destes dados que o candidato poderá consultar resultados individuais, acompanhar o processo de inscrição, imprimir e consultar o cartão de confirmação da inscrição no ENEM 2013, participar de programas de bolsas de estudo e financiamentos estudantis. O Inep acredita ainda que mais de 6 milhões de pessoas se inscrevam para o Exame Nacional do Ensino Médio que este ano substituirá o vestibular das universidades UFMG, UnB, UFJF, Ufes e UFRN, além da UFRJ, UFF, dentre outras que já aderiram ao exame como seu vestibular em edições anteriores.

Datas e Locais do ENEM 2013

O Inep divulgou também as datas de aplicação das provas, conforme edições anteriores acontecerá em dois dias, sendo a primeira fase no dia 26 de Outubro a partir das 13h com término previsto para 17h30, abordando as disciplinas de ciências humanas e ciências da natureza. A segunda fase acontecerá no dia 27 de Outubro a partir das 13h com término previsto para as 18h30, abordando as disciplinas de linguagens, matemática e redação. Os locais das provas serão divulgados por meio do cartão socioeconômico que será entregue no endereço informado no ato da inscrição. Nele constará o número da inscrição, data, hora e local de aplicação das provas, e ainda informações como opção de língua estrangeira e atendimento ao candidato.

Edital ENEM 2013

O candidato que desejar baixar o edital do ENEM 2013, clique aqui e faça do download do arquivo no formato PDF. Confira abaixo um passo-a-passo da realização da inscrição ENEM 2013:

Inscrição ENEM 2013

Inscrições do ENEM 2013 podem ser feitas até o dia 27 de maio no site do Inep.

Gabarito ENEM 2013

O gabarito ENEM 2013 será divulgado no site do Inep a partir as 14h do dia 29 de Outubro, contudo, poderá também ser baixado abaixo, nas opções dispostas, sempre no formato PDF. Juntamente com o gabarito, serão publicadas também as provas do ENEM 2013, também conhecidas por caderno de questões, assim, o candidato poderá comparar as suas respostas (anotadas no gabarito) com as respostas do gabarito oficial do ENEM, e assim, calcular a porcentagem de acerto no maior exame do Brasil.

Gabarito ENEM 2013: Sábado (caderno amarelo)
Gabarito ENEM 2013: Sábado (caderno azul)
Gabarito ENEM 2013: Sábado (caderno branco)
Gabarito ENEM 2013: Sábado (caderno rosa)
Gabarito ENEM 2013: Domingo (caderno rosa)
Gabarito ENEM 2013: Domingo (caderno azul)
Gabarito ENEM 2013: Domingo (caderno cinza)
Gabarito ENEM 2013: Domingo (caderno amarelo)

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *