Você está em Noticiaki > Educação > ENEM 2014 Inep: Data, Inscrições, Gabarito e Resultado

Publicado por EM Educação, ENEM| Atualizado em: 04/06/2015 às 19h55m

ENEM 2014 Inep: Data, Inscrições, Gabarito e Resultado

O Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) é uma prova realizada pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que consiste na habilidade de avaliar a qualidade do ensino médio que é administrado em nosso país, e seu resultado, nos últimos anos, vem valendo como acesso a ensino superior em universidades federais e públicas do Brasil, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e do Programa Universidade para Todos (ProUni), e também em instituições públicas e privadas de ensino técnico, através dos programas Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (SiSUTec) e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

ENEM 2014

ENEM 2014

O ENEM ficou conhecido por ser a maior prova do país, fato esse que fora reconhecido de forma oficial pelo Rank Brasil (Recordes Brasileiros), sendo esta colocada como a segunda maior prova de todo mundo, perdendo apenas para o processo seletivo da China. O ENEM nos últimos anos, alcançou a marca de 7 milhões de inscritos que realizam as provas do exame em 1.661 cidades brasileiras. O ENEM ainda permite aos candidatos inscritos concorrerem à bolsas de estudo integral ou parcial em instituições públicas e privadas de ensino superior, através do ProUni (Programa Universidade para Todos) ou ainda, os alunos que não conseguirem bolsas, podem ainda concorrer a planos de financiamento através do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).

A partir de 2009, o ENEM também tem sido utilizado como certificado de conclusão do ensino médio para alunos que fazem parte em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), nome dado ao antigo supletivo, não necessitando mais que os alunos realizem o Exame Nacional para Certificação de competências de Jovens e Adultos (Encceja). O ENEM é aplicado anualmente em dois dias seguidos, e tem duração 4h30 e 5h30, respectivamente. A prova objetiva é composta por 180 questões de múltipla escolha e que fazem parte de quatro grandes grupos do conhecimento básico, bem como uma parte dissertativa da prova, conhecida como Redação, cujo tema nunca é desvendado e só é sabido na hora.

A prova fora criada ainda no ano de 1998 e, inicialmente, era apenas para servir para avaliar a qualidade da educação nacional. Já em 2009, começou a fazer parte dessa nova etapa, aumentando assim o número de questões e a divisão da prova em dois dias diferentes para serem aplicadas, e também a forma da classificação da nota final, já que a mesma começou a substituir o antigo vestibular, tornando-se parte importante do currículo do estudante que deseja prestar um vestibular e se candidatar a um curso de graduação. A prova consiste sua aplicação em dois dias diferentes, sendo:

1º dia tem duração de 4 horas e 30 minutos: aborda áreas de conhecimento como Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química) com 45 questões. Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) com 45 questões.

2º dia tem duração 5 horas e 30 minutos: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Artes, Educação Física, Tecnologia da Informação e Comunicação) com 45 questões. Redação dissertativa argumentativa, e Matemática e suas Tecnologias com 45 questões.

A data das provas do ENEM 2014 já foi marcada para os dias 8 e 9 de novembro, segundo edital publicado no Diário Oficial da União no dia 9 de Maio. O prazo para a realização da inscrição do ENEM 2014 será entre os dias 12 e 23 de Maio e o prazo final para pagamento do boleto da inscrição será até o dia 28 de Maio, e o valor da taxa de inscrição é de R$ 35. Alunos da rede pública e pessoas que tenham renda familiar de até 1,5 salário mínimo estão isentos do pagamento. Estima-se que haverá um aumento de 13,8% no número de inscritos, totalizando 8,2 milhões de pessoas, contra 7,2 milhões de pessoas inscritas no ano passado. Para maiores informações, fique atento ao site oficial do ENEM através do endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/, onde é divulgado todos os passos e procedimentos para a realização da inscrição e das provas do ENEM 2014.

Gabaritos ENEM 2014

Sábado, dia 08/11/214

Caderno 1 Azul
Caderno 2 Amarelo
Caderno 3 Branco
Caderno 4 Rosa

Domingo, dia 09/11/214

Caderno 5 Amarelo
Caderno 6 Cinza
Caderno 7 Azul
Caderno 8 Rosa

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *