Você está em Noticiaki > Educação > ENEM 2015: Incrições, Edital, Datas e Calendário

Publicado por EM ENEM| Atualizado em: 03/07/2015 às 16h25m

ENEM 2015: Incrições, Edital, Datas e Calendário

O MEC divulgou no último dia 18 no “Diário Oficial da União”, o edital com as regras do ENEM 2015 que abre hoje, a partir das 10h, o período de inscrições exclusivamente através da Internet, até as 23h59min do dia 5 de Junho, por meio do site do Inep através do endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br. Há expectativas de que mais de 9 milhões de estudantes se inscrevam para o Exame Nacional do Ensino Médio que será aplicado nos dias 24 e 25 de Outubro em todo Brasil, com uma pequena mudança, meia hora mais tarde, ou seja, nos dias das provas, os portões dos locais de aplicação das provas serão abertos às 12h e fechados criteriosamente as 13h, entretanto, as provas começarão apenas as 13h30. Tal medida foi adotada para que nos 30 minutos extra sejam executados procedimentos de segurança, tais como revista eletrônica, além de tempo para que todos os alunos se acomodem e guardem seus pertences.

ENEM 2015

ENEM 2015

A taxa de inscrição para participação do exame é de R$ 63, estando isentos os estudantes que estão concluindo o terceiro ano do ensino médio em escolas da rede pública de ensino, bem como os que apresentarem declaração de carência socioeconômica. Os que não estão isentos da taxa de inscrição deverão efetuar o pagamento até o dia 10 de Junho. Os estudantes que obtiverem isenção da taxa de inscrição e não comparecerem as provas nos dias 24 e 25 de Outubro e não apresentarem uma justificativa para a ausência, terá de pagar pela taxa de inscrição no próximo exame.

Quem deve fazer o exame?

Devem participar do ENEM 2015, alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas que serão automaticamente inscritos no exame pelas suas respectivas instituições de ensino, não tendo nenhum tipo de custo, contudo, o exame é livre para todos que desejam, por exemplo, concorrerem a uma bolsa de estudo por meio do SiSU, ProUni e Fies, já que todos este utilizam a nota do ENEM em processos seletivos distintos. Em 2014, mais de 6,1 milhões de estudantes fizeram a prova do ENEM.

Programas do Governo que utilizam o ENEM

O SiSU (Sistema de Seleção Unificada) utiliza as notas para seleção de candidatos à universidades federais de ensino superior baseando-se em notas de corte individuais para cada curso. O ProUni (Programa Universidade para Todos) utiliza as notas do ENEM como base para distribuição de bolsas de estudos em universidades privadas de todo Brasil. O Fies (Programa de Financiamento Estudantil) utiliza as notas do ENEM como base para seleção de estudantes que terão o direito de cursar uma faculdade com os custos pagos pelo programa. Também poderão ser selecionados pelo desempenho no ENEM estudantes que desejem participar do Programa Ciência sem Fronteiras.

Informações do Edital ENEM 2015

O edital do ENEM 2015 traz ainda informações sobre solicitações de atendimento especial para pessoas portadoras de deficiências ou com atendimento específico como idosos, lactantes, pessoas em classe hospitalar e sabadistas. O edital informa também que transexuais e travestis deverão solicitar, ao término da inscrição, o uso do nome social, devendo enviar a cópia da documentação comprobatória através do sistema do Inep na Internet, entre os dias 15 e 26 de Junho.

Para este ano, o cartão de confirmação das inscrições não será enviado via Correios, permanecendo disponível no site do ENEM na Internet, sendo de obrigação do estudante confirmar sua inscrição, bem como os locais das provas. Vale ressaltar ainda que não será possível utilizar o mesmo e-mail para mais de uma inscrição. Para acessar sua inscrição, o estudante deve utilizar o número do CPF e a senha cadastrada no primeiro acesso. Lembrando que mudanças poderão ser feitas apenas enquanto o período de inscrição estiver aberto. O Ministério da Educação disponibiliza no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), um telefone para que o estudante possa sanar suas dúvidas, devendo este ligar para 0800-616161.

Inscrições ENEM 2015

Para realizar as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio deste ano, acesse o site oficial através do endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/participante/#/inscricao onde a principal requisição é o número do CPF, onde será necessário ainda criar uma senha de acesso, para se logar posteriormente e acompanhar os locais e horários de realização das provas. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 25 de maio e 09 de junho. A inscrição somente será validada após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 63.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *