Um dos pássaros mais queridos pelos brasileiros, a Calopsita ou Caturra é um pássaro muito dócil, natural da Austrália teve sua primeira aparição no ano de 1792 e desde então vem encantando milhares e milhares de pessoas não só no Brasil, mas em todo mundo. O pássaro pertence à família Psittacidae e à ordem dos Psitaciformes e tem como nome científico, Nymphicus Hollandicus. A criação da Calopsita é muito simples, apesar de ser um pássaro diferenciado, pois é muito dócil e aceita facilmente a convivência com os seres humanos, se tornando mais que um animal de estimação, e sim um membro da família. A Calopsita chega a ter no máximo 20 centímetros de tamanho, da cabeça a calda, sendo que de todo este tamanho, metade é da calda, assim como se pode ver nas fotos da Calopsita deste artigo.

Falando um pouco mais da criação, a Caturra come uma ração bastante variada que vai de sementes de frutas, como a semente de girassol e também sementes menores, como o painço, alpiste, dentre outros ingredientes que são misturadas a ração. A ração pode ser acompanhada de frutas como maça, banana, laranja e verduras amargas, como o jiló. A água deve ser abundante, apesar de não beber muito, mas deve ser trocada todos os dias, para não juntar limo no fundo da cumbuca.

Apesar de ser um animal dócil e extremamente doméstico, a Calopsita assim como qualquer outro pássaro deve viver em um ambiente limpo e higienizado, afim de evitar doenças, como a que apareceu recentemente na cidade de São José dos Campos, no interior de São Paulo, quando uma mulher chegou a ficar na UTI por 12 dias, após contrair a doença chamada de Psitacose ou comumente descrita como Febre do Papagaio, que é transmitida pelo contato e pela respiração próxima às secreções secas das aves e por contato íntimo como ela, já que muitos de seus donos gostam de beijar o pássaro. A doença da Calopsita é causada pela bactéria Clamídia e pode causar problemas respiratórios na pessoa doente.

No caso de São José dos Campos, Renata, comprou em um Pet-Shop, uma Calopsita e levou para sua casa, e no começo tudo correu da maneira que esperavam, já que o pássaro era extremamente dócil e dava muita alegria a seus donos, porém, 20 dias após a compra do pássaro, o mesmo foi encontrado morto na gaiola e no mesmo dia, durante a noite, Renata começou a se sentir mal, com sintomas aparentes de gripe, como calafrios, dores de cabeça, febre, vômitos e diarreia, além de uma tosse seca que parecia não ter fim. Após procurar tratamento e informar da morte do passarinho, os médicos fizeram um exame de sangue na paciente e foi constatada a doença.

O tratamento da doença da Calopsita é feito por meio de antibióticos, e se não for tratada pode desenvolver para uma pneumonia grave, podendo causar até insuficiência respiratória do paciente. Lembrando que é muito importante manter a higiene dos pássaros, não somente da Calopsita em especial e não ter contato direto com eles, para evitar doenças e contágio de bactérias. Manter as gaiolas sempre limpas e no ato da limpeza procurar usar máscaras e luvas, é um dos meios de se prevenir da doença que até o momento é inédito no Brasil. Aguarda-se que logo surja uma vacina para a doença, para que os criadores possam ter o direito de ter o passarinho encantador e tão bonitinho em suas casas novamente.
Para você que tem uma Calopsita, não precisa se desfazer do pássaro, procure um veterinário e solicite a ele um exame que constatará se o pássaro tem ou não a doença, e caso seja positivo, o pássaro deverá ficar em quarentena e ser medicado com antibióticos para que a doença seja eliminada e não venha trazer problemas de saúde para seus criadores. Para criadores de outros pássaros de estimação que tenham contato direto assim como o Papagaio, também é importante ter estes cuidados, já que esta é uma doença que praticamente todos os pássaros tem.
Boa noite !
A calopsita da minha amiga acho que deu AVC,não tem equilíbrio ,torce o pescoço qdo vira pra cima ,as asa parece que se deslocou do lugar,esta muito magrinha.
Nesse momento está sem condições de levar em um veterinário. O que vc pode orientar?
Boa noite e obrigado
Ola a uma semana comprei uma calopsita e de sexta feira pra ka ele deu convulcoes agora n come e de vive se debatendo e fica torta levei no veterinário ele deu duas enjecoes e disso que e problema no pulmão pediu pra darmos um remédio chamado enrofloxacina e ela e muito mansinha n gosta de ficar na gaiola mas agora to com medo por que tao falando que a gente pode pegar o que eu faco.
minha calopsita esta se debatendo e tombado para o lado ,o que pode ser isto?eu não entendo me lembra um AVC labirintite calopsita tem essas coisas grato.
N gosto d animais,mas eu quero um bichinho desses!!!!!!!!!