Você está em Noticiaki > Bem Viver > Epilepsia – Cura, Causas, Sintomas e Tratamento

Publicado por Emily Oliveira EM Saúde

Epilepsia – Cura, Causas, Sintomas e Tratamento

Epilepsia

Epilepsia é uma doença neurológica caracterizada por desordens crônicas e convulsões. Em muitos casos, a doença é progressiva, atingindo cerca de 1% da população. A crise convulsiva consiste na descarga elétrica cerebral que se dissemina por todas as áreas do cérebro, causando a alteração da atividade normal do cérebro. A epilepsia se manifesta com alterações comportamentais, na qual o paciente permanece com olhar parado e sem contato com o ambiente exterior.

epilepsia

epilepsia

Sintomas da Epilepsia

Durante a crise, o indivíduo pode apresentar diversos sintomas que variam conforme a área afetada. Podem ocorrer alterações motoras, movimentos de extensão e flexão de diversas áreas musculares, alterações sensoriais e comportamentais, na qual o paciente fala e faz coisas sem sentido, perda de consciência e do controle esfincteriano. As crises podem vir acompanhadas de mal estar, dormência corporal, sensação de escutar sons, odores desagradáveis, sonolência e imagens distorcidas. A maioria dos indivíduos percebe que passou por uma crise após retomar a consciência e apresentam sensibilidade à luz, ferimentos orais e confusão mental.

Causas da Epilepsia

As causas da doença podem ser diversas, entre elas o estímulo visual, auditivo ou determinado tipo de imagem. Em algumas crianças, a doença pode surgir como consequência de febre muito alta, embora sua evolução seja benigna. Apenas são consideradas epilepsia as crises que se apresentam por pelo menos duas vezes por ano, sem estarem acompanhadas de febre, ingestão de álcool ou drogas. São realizados exames como eletroencefalograma e neuroimagem como ressonância magnética ou tomografia para identificar a doença.

Tratamento da Epilepsia

O tratamento da epilepsia é realizado com medicamentos que controlam as atividades anormais dos neurônios, o que faz com que sejam diminuídas as cargas cerebrais. Há medicamentos que possuem baixo risco de toxicidade e custo mais acessível. A dose máxima do medicamento só pode ser iniciada quando não há controle da doença. No entanto é importante saber que nem sempre os medicamentos trazem um controle satisfatório dos sintomas da doença.

Cura da Epilepsia

Apesar dos inúmeros medicamentos utilizados para o controle da doença, não é possível obter a cura da epilepsia sem uma intervenção cirúrgica. A cirurgia consiste na retirada da área lesionada ou das conexões cerebrais que permitem a disseminação das descargas anormais. A cirurgia pode levar à cura, ou apenas ao controle das crises e a diminuição da intensidade e frequência das convulsões.


Recomendamos também:


Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Um comentário em Epilepsia – Cura, Causas, Sintomas e Tratamento

  1. jose albertino da silva disse:

    essa informaçãos e muito importante amei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *