Você está em Noticiaki > Notícias > Escora Metálica de Lajes, Vigas e Pilares: Tipos e Medidas

Publicado por EM Construção| Atualizado em: 04/06/2015 às 19h41m

Escora Metálica de Lajes, Vigas e Pilares: Tipos e Medidas

O escoramento metálico é um sistema completo, prático e de fácil manuseio, utilizado com frequência em grandes obras para escorar lajes, vigas e pilares. A utilização de madeiras para o escoramento em obras já é coisa do passado, principalmente porque, o custo e a alta produtividade para a obra tem sido o grande atrativo para que as escoras metálicas fossem aderidas por grandes construtoras, incorporadoras e empreendedoras. No Brasil, esta cultura tem ganhado força a cada dia, pois há no mercado grandes locadoras de equipamentos para a construção civil, que fornecem todo o aparato necessário para que o escoramento possa ser feito com segurança e qualidade. São dois os tipos de escoramento metálico para lajes, vigas e pilares. O primeiro tipo de escora metálica possui dois tipos de ajuste de altura que varia de 2,10m à 3,60m, capaz de suportar de 2.400 kgf à 1.300 kgf, respectivamente; e ajuste de altura que varia de 2,50m à 3,60m, capaz de suportar de 2.100 kgf à 750 kgf.

Escora Metálica

Escora Metálica

Este tipo de escora metálica é composta por duas partes, base e flauta. A base recebe a flauta que possui regulagem de altura a cada 10 cm, e tem ajuste fino feito pela caneca, que possui 10 cm de rosca para ajuste final da altura necessária. O segundo tipo de escoramento metálico é através da torre metálica, que tem finalidade de realizar o escoramento de lajes, vigas e pilares com altura superior à 4,5m. A torre metálica possui sua montagem parecida com a do andaime tubular, porém, painel sobre painel, travados pela travessa em X.

Tipos de Escoramento Metálico

Tipos de Escoramento Metálico

Os painéis da torre metálica possuem dimensões quadradas e retangulares, após montadas. A largura de cada painel varia em duas medidas – 1,0m e 1,54m; enquanto a altura do painel varia em três medidas – 1,0m, 1,25m e 1,50m. A torre metálica possui regulagem por rosca na base e no topo, onde a base é ajustada por meio da sapata niveladora, enquanto o topo é ajustado pelo forcado ajustável. Há ainda a possibilidade de utilização da sapata simples e forcado simples, dependendo da necessidade e possibilidade uso.

Escora Metálica com Viga VM e Tripé

Escora Metálica com Viga VM e Tripé

Tanto o forcado simples quanto o regulável, possuem ainda a opção dupla, que permite travar vigamentos em forma de cruz. A grande diferença do andaime tubular para o andaime escoramento, é que no painel escoramento não há ponteira de encaixe fixa a peça, ou seja, no painel escoramento, a ponteira é separada e posta somente quando se irá encaixar outro painel acima.

Acessórios para Escora Metálica

Acessórios para Escora Metálica

Além do escoramento metálico e da torre metálica, há ainda as vigas metálicas, utilizadas acima das torres para fazer o escoramento de lajes, principalmente. As vigas VM, variam de acordo com a necessidade de utilização, havendo várias configurações, podendo ser utilizadas também para o travamento de pilares, escoramento de vigas e lajes. O escoramento metálico ainda conta com outros acessórios, como o tripé, utilizado exclusivamente para prumagem de vigas, colunas e pilares em vão livre, a sapata articulável que é utilizada na base da escora metálica quando apoiada em pisos desnivelados e a cruzeta, que é adaptada sobre a escora metálica para escoramento de vigas e colunas.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *