Você está em Noticiaki > Bem Viver > Espinhas – Causas, Tratamento e Cuidados

Publicado por EM Saúde| Atualizado em: 17/02/2012 às 09h01m

Espinhas – Causas, Tratamento e Cuidados

Espinhas

Um problema muito comum entre diversas pessoas é a espinha. Dependendo da pessoa e do seu organismo, a intensidade e frequência das espinhas pode se tornar um problema sério, mas em geral é algo inofensivo que afeta mais a estética do que a saúde. Uma forma bem comum de manifestação das espinhas é através da produção em excesso das glândulas sebáceas, responsáveis por criar testosterona e hormônios andrógenos.

espinhas

espinhas

Causas das espinhas

As espinhas são causadas pelo acúmulo de secreção sebácea que obstrui e dilata os poros. As espinhas se manifestam de maneiras diferentes e podem surgir com a produção de queratina ou sebo em excesso no folículo piloso, o que causa a obstrução desse orifício. Outro tipo de espinha surge pela proliferação de bactérias que ficam no folículo piloso, a região da pele que fica em torno dos pelos da pessoa. Tais bactérias transformam os triglicerídeos do sebo em ácidos graxos, o que irrita a parede do folículo, sendo umas das principais causas da espinha.

Tratamento das espinhas

As espinhas podem ser causadas por predisposição genética e o seu tratamento é realizado basicamente com medicamentos de uso local, ou medicamentos por via oral, de acordo com a intensidade das espinhas. Em alguns casos mais graves são usados antibióticos para o tratamento das espinhas. Uma forma de evitar as espinhas é controlando a oleosidade da pele, com higienização adequada e esfoliação. Há sabonetes e protetores solares específicos para peles oleosas e contra a acne, os sabonetes mais eficazes são os que contem enxofre.

Cuidados com as espinhas

Os cuidados com a pele que possui espinhas devem ser ainda maiores, incluindo limpeza da pele e cuidados com a alimentação. É preciso seguir uma dieta saudável sem gorduras para evitar que se reflita na pele o excesso de toxinas do corpo. Da mesma forma, os exercícios físicos são fundamentais para manter a pele limpa e sem toxinas. É preciso visitar um dermatologista caso a acne esteja em um grau avançado e usar medicamentos para desobstruir os poros e controlar a proliferação de bactérias.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

3 Comentários em Espinhas – Causas, Tratamento e Cuidados

  1. Rafael disse:
    Uma maneira que me ajudou muito contra o tratamento da acne, gostei muito deste artigo
  2. thais disse:
    Adorei tudo sobre as espinhas,legal
  3. herivelto dos reis moreira disse:
    Com, ou próximo a idade sex…, continuo sofrendo deste “gde problema, espinha, acne, sejam elas externas, pouco doloridas, bem cmo, as internas q são bem dolorosas e q incomodam, eu simplesmente faço uso de um “veneno natural”, pois é, algo q me foi passado, pela sra minha MÂE, é, pois é, CERA PRODUZIDA NO MEU OUVIDO, grátis, simples, eu uso há quase, tornar-me sex…, com certeza, continuarei ‘a usa-la…, cda qual, cda qual, tdos, e cda qual, tem q ter seu próprio livre arbitrio…, logo, eu decido, e ñ tenho qquer arrependimento…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *