Você está em Noticiaki > Notícias > Esquema de Pirâmide Financeira: O que é?

Publicado por EM Empregos| Atualizado em: 09/07/2015 às 23h39m

Esquema de Pirâmide Financeira: O que é?

Quem acompanha as notícias nacionais, sabe bem que a empresa TelexFREE está com os bens suspensos e sendo acusada de agir no Brasil sob forma de pirâmide financeira. Os advogados da empresa dão declarações que irão cooperar com as investigações e alegam que não atuam como pirâmide e sim, como marketing multinível, marketing de rede. Mas afinal, o que é a pirâmide financeira? Como ela funciona? De onde ela vem? Como podemos identificar? São todas essas perguntas que milhares de brasileiros andam fazendo nos últimos dias, principalmente os brasileiros, já que está é uma nova modalidade que chegou e atraiu milhares de pessoas.

Esquema de Pirâmide Financeira

Esquema de Pirâmide Financeira

O que é uma Pirâmide Financeira?

Esquema de pirâmide ou pirâmide financeira nada mais é do que um modelo comercial de forma previsivelmente não sustentável, onde tem como característica exclusiva o recrutamento progressivo de pessoas, criando assim níveis que não conseguem ser sustentáveis. Historicamente, eles existem há pelo menos um século. O que ocorre, muitas vezes, é que esse esquema acaba sendo mascarado com outros nomes, como Marketing Multinível, que são sistemas legais (vale lembrar que o sistema em pirâmides é algo ilegal no Brasil, já que a legislação brasileira não aceita tal atividade no país, ocorrendo em crime se for comprovado juridicamente). Quem entra num negócio assim, muitas vezes está confuso com os mais diversos sistemas de mercado e esse golpe que é aplicado.

Em suma, funciona da seguinte maneira: um indivíduo paga uma taxa de inscrição, achando que comprou um produto e tem em troca, promessas de receber uma grande quantia em cima de alguém. Para aumentar o seu lucro, então é necessário recrutar novas pessoas para a sua rede. Essa pessoa que foi recrutada tem que comprar um pacote assim como você e também criar a rede dela. A grande falha deste sistema de mercado é fundamental: não há benefício final. Ou seja, o dinheiro que foi feito de investimento apenas percorre toda uma cadeia e parando somente na mão daquele que idealizou todo o golpe. Sem dúvidas, aquelas pessoas que ficam na base na pirâmide são as mais prejudicadas, porque não consegue tirar vantagem de ninguém, uma vez que não há mais componentes na sua rede.

Como identificar um Esquema de Pirâmide?

A promessa tentadora de conseguir dinheiro extra em tempos tão difíceis é o que mais chama as pessoas a caírem em golpes mais simples. Porém, há dicas simples que podem ser percebidas no analisar da proposta. O primeiro sinal é que o valor do produto é sempre muito acima da média. Para se ter ideia, é possível comprar fitas cassetes, brochuras ou sistemas explicativos, ou seja, produtos sem tanta importância por um preço bem acima da média de mercado? Intitulam essa compra como “taxa de adesão inicial”. Outras características incluem:

• Vendas que são feitas de formas exageradas, dando brindes e grandes promoções;
• Nenhuma ou pouquíssima informação sobre a empresa em questão;
• É normal que os inventores ou primeiros investidores tenham ganho real, sendo assim, procure falar com outras pessoas;
• Discrição do produto vaga;
• Nenhum produto real, ou se é real, é vendido muito acima da média que ele vale.

Comparação com Marketing Multinível

No MMN (Marketing Multinível) as pessoas são recrutadas para que possam vender, anunciar, comprar ou consumir um determinado produto e recebe uma pequena comissão, sob forma de bônus para cada pessoa que conseguir recrutar para sua rede. Para diferenciar, procure saber se a empresa que alega ser MMN obtém 70% ao menos de sua renda para não membros.

Marketing Multinível X Pirâmide Financeira

Marketing Multinível X Pirâmide Financeira

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *