Você está em Noticiaki > Educação > Estados, Capitais e Siglas do Nordeste do Brasil

Publicado por EM Educação| Atualizado em: 03/06/2015 às 23h51m

Estados, Capitais e Siglas do Nordeste do Brasil

A região do nordeste brasileiro faz parte de uma das cinco regiões determinadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, conhecida também como IBGE, ainda no ano de 1969. Ao todo, o território nordestino possui uma área equivalente ao Estado do Amazonas e do território da Mongólia, e sua população é equivalente a da Itália e tem em média, um IDH bem próximo ao apresentado na África do Sul. Se nós compararmos essa região com as demais regiões brasileiras, o Estado do Nordeste possui a terceira maior extensão territorial, a segunda maior população do país, o segundo maior colégio eleitoral, o terceiro maior PIB (2009) e o menor IDH.

Estados do Nordeste do Brasil

Estados do Nordeste do Brasil

Devido a suas diferentes estações, a mesma é categorizada com quatro sub-regiões distintas: meio-norte, sertão, agreste e zona da mata, sendo que em todas elas, os níveis de desenvolvimento humano presentes são muito variados. Para quem lembra a história da colonização nacional que aconteceu entre 1500 e 1532, essa região serviu de berço devido ao descobrimento de Pedro Alvares Cabral. O objetivo naquela época era a extração do famoso pau brasil, cuja a tinta era extraída da planta e era utilizada para pintura dos móveis na nobreza portuguesa.

A primeira capital nacional foi instalada em Salvador, no Estado da Bahia no ano de 1549 e acabou dando-se início ao Governo geral no país, com a pose de ninguém menos que Tomé Souza. Fora isso, o nordeste também fora considerado o centro financeiro nacional até meados do século XVIII, tendo em vista que a capitania de Pernambuco era o principal centro de extração como colônia e Pernambuco tinha a maior importância econômica na época. O clima encontrado na região apresenta uma média que varia entre 20 e 28 graus Celsius.

Nas áreas que se encontram acima de 200 metros, e também no litoral, a temperatura chega a 24º e 26ºC. Também se encontra uma variação de climas: clima equatorial úmido, clima litorâneo, clima tropical e clima semiárido, tudo leva em conta a localização do Estado no território nacional. A região nordeste é formada por um conglomerado de Estados, tendo ao todo 09 Estados que chamam a atenção de turistas, principalmente, pela beleza natural que possui. Confira abaixo os Estados do Nordeste brasileiro, bem como a sigla e as capitais de cada Estado:

Estados da Região Nordeste

Alagoas (AL) – Maceió
Bahia (BA) – Salvador
Ceará (CE) – Fortaleza
Maranhão (MA) – São Luis
Paraíba (PB) – João Pessoa
Piauí (PI) – Teresina
Pernambuco (PE) – Recife
Rio Grande do Norte (RN) – Natal
Sergipe (SE) – Aracaju

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *