Você está em Noticiaki > Educação > Estados, Capitais e Siglas do Sudeste do Brasil

Publicado por EM Educação| Atualizado em: 04/06/2015 às 12h19m

Estados, Capitais e Siglas do Sudeste do Brasil

Sudeste do Brasil

Segunda menor região do país, a região Sudeste ocupa, aproximadamente, 924.510 km², o que representa 1/10 da superfície de solo nacional. Tem seu limite formado ao norte, com o Estado da Bahia; ao leste e ao sul com o oceano Atlântico; a sudoeste com o Estado do Paraná; a oeste com o Estado do Mato Grosso do Sul e a noroeste com os Estados de Goiás e Distrito Federal. Para realizar a divisão entre os Estados, critérios como semelhanças naturais, clima, vegetação, relevo e solo, além de fatores socioculturais foram levados em conta e consideração. Atualmente, é o centro vital do nosso país, pois é na região Sudeste que encontram os municípios mais populosos e com a maior densidade populacional, os maiores depósitos de minério e ferro, as maiores hidrelétricas, os melhores portos e a maior rede rodoferroviária do país.

Estados, Capitais e Siglas do Sudeste do Brasil

Estados, Capitais e Siglas do Sudeste do Brasil

É considerada por muitos, uma região industrial, comercial e também financeira, tendo em vista a quantidade de capital que a mesma gira. Ao todo, 70% dos operários brasileiros se encontram nessa região, bem como 85% da energia elétrica produzida em todo país, é consumida na região Sudeste do Brasil. O clima encontrado nessa região é tropical, entre variado e quente, mas cada Estado acaba tendo sua própria variação, como é o caso de Campos do Jordão- SP, onde as temperaturas chegam ou ultrapassam o 0 grau. O relevo que se encontra no Estado do Sudeste é bastante acidentado e possui a predominância de planaltos.

Ainda falando do clima, em algumas áreas do Estado é possível encontrar uma vegetação mais rasteira e em outras, uma bela vegetação grande e úmida, que são pedaços de florestas tropicais. O sudeste do Brasil só começou a ser colonizada no século XVI, onde a primeira cidade fora fundada em 1532, denominada São Vicente. O desenvolvimento da região se deu após a descoberta das minas de ouro Minas Gerias (Daí o nome “Minas”) e, em 1763, o desenvolvimento chegou ao Estado carioca, após a criação de um porto na cidade do Rio de Janeiro, por onde era escoado a outros países, todo o ouro coletado em Minas Gerais.

Já no início do século XX, quem ganhou a fama fora São Paulo através das lavouras de café (o ouro negro) e transformando a cidade de uma vez por todas, no centro econômico do Brasil. Os Estados do sudeste do Brasil correspondem a 49,5% de todo o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, sendo que São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, respectivamente, nessa ordem, são os três Estados mais ricos do país. Os Estados do sudeste brasileiro são quatro, bem como suas siglas e capitais respectivas, seguem abaixo.

Estados do Sudeste do Brasil

São Paulo (SP) – São Paulo
Minas Gerais (MG) – Belo Horizonte
Rio de Janeiro (RJ) – Rio de Janeiro
Espirito Santo (ES) – Vitória

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *