Você está em Noticiaki > Educação > Estados, Capitais e Siglas do Sul do Brasil

Publicado por EM Educação| Atualizado em: 04/06/2015 às 12h19m

Estados, Capitais e Siglas do Sul do Brasil

Dentre todas as cinco regiões encontradas no Brasil, a região sul é a menor delas. Possui uma área total de 576.409,6 km², ocupando assim, um espaço maior que a área de França metropolitana e sendo menor que o Estado de Minas Gerais, fazendo parte também do centro-sul nacional. Tem como limite ao sul o Uruguai, a oeste faz fronteira com a Argentina e com o Paraguai, a noroeste e ao norte, se encontram os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo e a leste com o oceano Atlântico. De todas, é a única região que está fora da zona tropical, já que as estações do ano, nitidamente, variam bastante em todo território nacional. A parte norte situa-se acima do Trópico de Capricórnio.

Estados, Capitais e Siglas do Sul do Brasil

Estados, Capitais e Siglas do Sul do Brasil

Uma das melhores sensações da região sul do Brasil é quando o inverno chega, quando as geadas caem e em alguns momentos, a neve também chega ao solo. Quando falamos de relevo, há em toda a sua extensão poucos acidentes, sendo sua maioria denominada pela ampla área de planalto, e em alguns casos, com pouca elevação. A população presente na região sul tem aumentado significativamente nos últimos anos. Curitiba, de todas é a cidade mais populosa na região e também é aquela que possui o maior PIB (Produto Interno Bruto), estando em 4º lugar no ranking nacional.

A indústria começou a crescer nas últimas décadas, principalmente nas regiões da capital e do nordeste paranaense, e também em todo do Rio Grande do Sul. Quando falamos em carvão, por exemplo, temos que nos arremeter a região de Criciúma e Santa Catarina, onde estão localizadas as maiores e melhores reservas de exploração de carvão nacional; sem falar no poder das inúmeras cachoeiras e também das bacias hidrográficas do Paraná e do Uruguai, onde as hidrelétricas conseguem aproveitar a queda d’água, como acontece em Machadinho.

Outro fator positivo do Sul brasileiro é a sua atração turística e seu valioso perfil cultural, tendo bastante influência dos europeus, principalmente, os que possuem origem Italiana e Germânica. Na região sul do Brasil é possível encontrar também os maiores índices sociais, que ficam bem acima da médica nacional. Os Estados do Sul do Brasil ainda acolhem o maior IDH do Brasil e o terceiro maior PIB per capita do país, sendo possível encontrar ainda a mais população alfabetizada e a que possui menor índice de pobreza. Tem em sua história, a imigração europeia, a guerra dos Farrapos e a mais recente, a Revolução Federalista.

Estados do Sul do Brasil

Os Estados do Sul brasileiro são três, conheça-os abaixo, seguidos por suas respectivas siglas e capitais:

Paraná (PR) – Curitiba
Santa Catarina (SC) – Florianópolis
Rio Grande do Sul (RS) – Porto Alegre

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *