Você está em Noticiaki > Bem Viver > Estrabismo – Cura, Causas, Sintomas e Tratamento

Publicado por Emily Oliveira EM Saúde

Estrabismo – Cura, Causas, Sintomas e Tratamento

Estrabismo

O Estrabismo é um desequilíbrio da função dos músculos dos olhos que faz com que os dois não fiquem alinhados paralelamente. As pessoas que possuem estrabismo apresentam um dos olhos na direção correta e o outro com um desvio para a lateral. Em alguns bebês, antes dos 4 meses de idade, podem ser apresentados pequenos desvios por tempos curtos, no entanto não deve ser confundido com estrabismo, já que isso ocorre porque os olhos não estão maduros o suficiente. Após essa idade, se houver algum desvio permanente será estrabismo.

estrabismo

estrabismo

Causas do Estrabismo

Os olhos são controlados por seis músculos oculares que devem trabalhar em harmonia para focalizarmos com perfeição um objeto. Os músculos são controlados pelo cérebro por impulsos nervosos, dessa forma, as doenças que atingem o cérebro como paralisia cerebral, hidrocefalia, viroses, tumores ou síndrome de Down causam o estrabismo.

Sintomas do Estrabismo

O principal sintoma do Estrabismo é a posição dos olhos, já que ambos deixam de estar paralelamente um ao outro. O Estrabismo pode surgir no início da vida ou mais tarde, normalmente causado por doenças físicas não oculares como diabetes ou traumatismos na cabeça. Em adultos ou jovens, a doença se manifesta através da visão dupla. Há vários tipos de estrabismo, entre eles o estrabismo convergente, em que o olho afetado está em direção ao nariz; o estrabismo divergente, no qual os olhos estão virados para o lado; estrabismo vertical, em que os olhos estão para cima ou para baixo. Pode haver ainda a combinação de dois tipos de estrabismo em uma mesma pessoa.

Cura do Estrabismo

O tratamento do Estrabismo só é definitivo quando iniciado muito cedo, ou seja, antes dos dois anos de idade. Após esse período, as chances de cura são muito pequenas, pois as células do cérebro que estão atrofiadas já não podem ser mais recuperadas. É por este motivo que ao identificar os sintomas do estrabismo, o médico deve ser procurado com urgência. Além disso, exames oftalmológicos devem ser realizados com frequência, especialmente em crianças ou quando o indivíduo apresenta alguma queixa relacionada à visão.

Tratamento do Estrabismo

O tratamento consiste em eliminar a baixa visão, em seguida é tratado o desvio dos olhos. Em algumas situações, é possível reparar o desvio ocular com o uso de óculos, mas na maioria das vezes é necessária a intervenção cirúrgica. A cirurgia é realizada nos músculos que movimentam os olhos, sendo que a internação dura poucas horas e a recuperação é rápida.


Recomendamos também:


Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Um comentário em Estrabismo – Cura, Causas, Sintomas e Tratamento

  1. O estrábico disse:

    Eu sou estrábico e tenho sofrido muito com a doença. Um conselho que posso dar é tratem o estrabismo o quanto mais cedo. O estrabismo tem probabilidades altas de ser tratado se detectado em criança quando o corpo ainda se está a formar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *