Você está em Noticiaki > Tecnologia > Exemplo de Recibo de Férias Coletivas

Publicado por EM Internet| Atualizado em: 03/06/2015 às 23h20m

Exemplo de Recibo de Férias Coletivas

Um dos meios mais utilizados pelas empresas de todo país para comprovar a concessão de férias coletivas aos funcionários, é a emissão do recibo de férias coletivas, que geralmente, é dada aos funcionários no final do ano, já que a maioria dos funcionários preferem esta dada para gozar do descanso merecido anual, já que nesta época ocorrem as festas de fim de ano onde podem compartilhar com sua família este momento tão especial. Mas qual são as formas de serem concedidas as férias coletivas dentro de uma empresa? Para quem ainda não sabe como este benefício é concedido, saiba que tal benefício é concedido a todos os trabalhadores e também a determinados estabelecimentos, podendo ser concedidos individualmente ou por setores da empresa, podendo ser gozado em até dois períodos, porém, nunca inferior ao período de 10 dias.

Recibo de Férias

Recibo de Férias

Como funciona? A empresa que desejar conceder tal benefício aos seus funcionários, deverá ao órgão local do Ministério do Trabalho e Emprego com o prazo mínimo de 15 dias de antecedência para que seja possível se programar, enviando juntamente com o comunicado uma cópia da comunicação aos sindicatos representativos e depois, fixando algumas cópias nos locais de trabalho onde os trabalhadores conseguem visualizar com facilidade quem poderá ou não tirar as tão sonhadas férias coletivas. Outra dúvida bastante comum é no caso dos empregados que estão na empresa por um período inferior a 12 meses.

Nesse caso, as férias serão computadas proporcionalmente e ao término das mesmas, iniciar-se-á um novo período com uma nova conta. No caso especial em que envolve as férias coletivas, o abono deverá ser um objeto de discussão entre o empregador e o sindicado da categoria. Antes de tomar um passo assim, é necessário também ter uma reserva de caixa, tendo em vista que deverá pagar todos os funcionários no momento em que o conceder, somando 1/3 do salário de férias. Segundo o especialista em direito do trabalho, Cegarra, as férias coletivas devem ser concedidas somente para toda a empresa ou para todo um departamento, não sendo permitido concedê-las aleatoriamente a alguns funcionários, lembrando que trabalhadores que tenham menos de 18 anos e acima de 50 anos, podem optar por gozar os 30 dias corrido.

O recibo de férias coletivas para se tornar válido deverá ter o nome da empresa, o endereço de sua sede oficial, o CNPJ, o período em que ficou subentendido as férias coletivas, e o mais importante: a lista dos funcionários que farão parte dessa lista. Ainda assim, para complementar e dar fé a lei, pode-se incluir o artigo 139, parágrafo 3 da CLT que é a matéria regulada em direito. Veja abaixo alguns modelos de recibo de férias coletivas para se inspirar e substituir os dados para que possa utilizá-los em sua empresa como forma de comprovação das férias coletivas de seu funcionário.

Modelo de Recibo de Férias

Modelo de Recibo de Férias

Recibo de Férias Coletivas

Recibo de Férias Coletivas

Modelo de Recibo de Férias

Modelo de Recibo de Férias

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *