Você está em Noticiaki > Bem Viver > Exercícios Físicos para Gestantes

Publicado por EM Beleza, Mulheres, Saúde

Exercícios Físicos para Gestantes

Exercícios Físicos

Os exercícios físicos são de grande importância para a gestante e para o feto. É preciso procurar um profissional que irá indicar as atividades ideais para gestantes, no entanto os exercícios físicos devem ser realizados de forma agradável e segura tanto para a mulher quanto para o bebê. A prática de exercícios irá ajudar a mulher a lidar com as mudanças que ocorrem no corpo durante a gestação, deixando-as mais preparadas para o parto. Além disso, os exercícios contribuem para a manutenção do peso da gestante, que aumenta rapidamente com a gravidez.

Exercícios gestante

Exercícios gestante

A atividade física para a gestante deve ser leve e não exigir muito da musculatura corporal, não sendo de alto impacto. Sendo assim, uma das atividades mais indicadas para a gestante é a hidroterapia que auxilia a mulher a relaxar na água sem forçar o corpo. Além dos benefícios físicos, a atividade física auxilia o psicológico da gestante. Através da hidroterapia e de alongamentos, o estresse articular diminui. Outro detalhe deve ser levado em conta antes de escolher o exercício ideal, se a grávida for sedentária e não praticar a muito tempo uma atividade física, as mais indicadas são: caminhada, hidroginástica, natação, ioga, corrida e pedalada na bicicleta. Já para as mulheres que já estão acostumadas com algum tipo de esporte ou atividade física, são indicadas: musculação, ginástica aeróbica, patinação e esporte de raquete, para as que já realizavam esse tipo de atividade.

Atividades Físicas

Atividades Físicas

Algumas práticas de exercícios físicos como hipismo, basquetebol, voleibol, mergulho e ginástica de alto impacto não são indicadas para gestantes pois possuem alta possibilidade de trauma. Conheça alguns dos benefícios proporcionados com a prática de atividades físicas para gestantes: menor ganho de peso, diminuição do risco de diabete e parto prematuro, evita complicações obstétricas, diminuição da incidência cesárea, melhora da capacidade física, aumento da auto-estima, diminuição da ansiedade e estresse, melhora da sensação de bem-estar e da resistência muscular e cardiorrespiratória. Além disso, as atividades físicas aumentam a capacidade física da mulher para o momento do parto e fortalece o corpo da mulher para a recuperação.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *