Você está em Noticiaki > Bem Viver > Extração do Siso – Recuperação

Publicado por EM Saúde| Atualizado em: 16/08/2012 às 15h55m

Extração do Siso – Recuperação

Extração do Siso

A extração dos dentes do siso é muitas vezes necessária, portanto não é preciso temer a cadeira do dentista. Os motivos para a retirada dos sisos são vários, sendo eles: a posição que dificulta a higienização correta e quando nascem com certo desvio causando o apinhamento dos outros dentes. Além desses inconvenientes, os dentes do siso não possuem nenhuma utilidade na boca. Muitas pessoas já não possuem os dentes do siso na boca. Uma das causas para esse fato é a alimentação, já que os alimentos estão cada vez mais processados, é provável que esses quatro dentes tenham diminuído por falta de utilidade.

Extração do Siso

Extração do Siso

O consumo de alimentos macios prejudica a tração dos músculos, sendo assim o esforço para mastigar é menor e há diminuição do estímulo ao crescimento da boca o que provoca a falta de espaço para os dentes do siso. As crianças que possuem um tratamento ortodôntico desde cedo tem grandes chances de desenvolverem o dente do siso na posição certa, o que evita o apinhamento. A partir dos 12 anos já é possível visualizar os dentes do siso através de exames radiográficos. O objetivo de observar o crescimento dos dentes das crianças é identificar a necessidade de um tratamento e evitar o problema com os dentes tortos.

Caso os dentes do siso comecem a crescer e empurrar os outros dentes, o resultado é a falta de espaço ósseo. Sendo assim, a extração de dente é recomendada, principalmente se o dente está mal posicionado ou não há outro dente na arcada correspondente. Algumas vezes, a extração do siso ocorre por estar cariado, já que a higienização desses dentes é muito difícil pela sua localização. É importante saber que a retirada do dente deve ser feita apenas quando não interfere na mordida. A extração é feita com anestesia local e em seguida o dente é removido e são feitos pontos na área da extração.

Os cuidados após a operação devem ser: repouso, compressas com gelo, anti-inflamatórios ou antibióticos para evitar inflamação, dor ou até mesmo hemorragias. A alimentação deve incluir cardápios frios e pastosos, além de ser recomendado a ingestão de muito líquido. Os pontos são retirados sete dias após a cirurgia. Se o dente retirado ainda não nasceu, é feito um corte na gengiva para realizar a extração do dente do siso. Há casos em que o dente está dentro do osso o que é preciso remover parte deste para fazer a extração do siso. Mesmo nesses casos, o cuidado pós-operatório é o mesmo.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *