Você está em NoticiAki - de Tudo um Pouco > FGTS: Consulta Saldo e Extrato na Internet

FGTS: Consulta Saldo e Extrato na Internet

Consulta FGTS

Foi lançado pelo Ministério do Trabalho e pela Caixa Econômica Federal, uma área no site da CAIXA totalmente destinada ao FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), onde o trabalhador que é registrado em carteira de trabalho pode realizar a consulta FGTS, bem como seus depósitos, rendimentos, saldos e valores contidos na conta, tudo isso utilizando a Internet como ferramenta, antes só permitida através de caixas eletrônicos. Através do site é possível realizar a consulta completa e saber se a empresa no qual o trabalhador é trabalha está em dia com suas contribuições e ao final, poderá ainda imprimir um extrato completo com datas e valores dos depósitos.

Consultar FGTS

Consultar FGTS

O Ministério do Trabalho divulgou que até o dia 30 de abril de 2009 foram arrecadados R$ 18.281 bilhões e R$ 16.488 bilhões foram sacados pelos trabalhadores neste período. Com estes números da para ter uma noção do quanto este benefício tem ajudado os trabalhadores brasileiros que são demitidos de seus empregos sem justa causa. O valor é depositado todos os meses pelos empregadores nas contas bancárias abertas na Caixa Econômica Federal e vinculadas automaticamente ao contrato de trabalho do funcionário, sendo exatamente 8% do valor do salário recebido mensalmente pelo trabalhador.

Caso o trabalhador venha a ser demitido do seu serviço, ele optará em sacar todo o valor ali armazenado ou utilizar o seu fundo para adquirir um imóvel ou participar de programas habitacionais do Governo Federal como o Minha Casa Minha Vida. Lembrando que a opção de se utilizar o fundo para aquisição de imóveis, pode ser feita mesmo sem que o funcionário tenha sido demitido do seu emprego. Para receber o benefício do FGTS, o trabalhador deve estar enquadrado em alguns ítens exigidos pelo Governo Federal, como:

– Trabalhador com contrato de trabalho formal, que seja sob o regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho);
– Trabalhador rural;
– Trabalhador temporário;
– Trabalhador avulso;
– Trabalhador safreiro;
– Atletas profissionais.
– Diretores de empresas não registrados e empregados domésticos, só serão inclusos no benefício se, o empregador aprovar.

Documentação Necessária para Sacar o FGTS

Para sacar o benefício é necessário que o trabalhador se dirija a uma Agência da Caixa Econômica Federal munido do documento de identificação pessoal com foto, Carteira de Trabalho e o número da Inscrição no Pis-Pasep. Lembrando que para sacar o benefício é necessário saber as circunstâncias pelo qual o cidadão está solicitando o mesmo, para isso é necessário que ele providencie documentos referentes a sua situação. Para saber quais são esses documentos, acesse o site www.caixa.gov.br/voce/fgts/como_sacar/documentacao_necessaria.asp e confira a documentação necessária. Confira abaixo como fazer a consulta FGTS na Internet gratuitamente.

Consulta Saldo FGTS

Agora que já sabe o que providenciar para receber o seu FGTS, faça uma consulta saldo do FGTS diretamente no site https://saldofgts.caixa.gov.br/SIBNS/ com o NIS (PIS-PASEP) e da senha Internet, cadastrada pelo cidadão em seu Cartão Cidadão. Na tela com os dados da consulta aparecerão Nome do Empregador, Data de admissão, Saldo e a Data da última atualização do saldo. Se não souber o número do NIS, faça uma consulta NIS Dataprev.

Consulta Extrato FGTS

Para realizar a consulta do extrato FGTS o processo é o mesmo, porém é necessário que o cidadão acesse o site https://extratofgts.caixa.gov.br/SIBNS/ e logo uma nova janela com os Dados cadastrais do empregador, Dados cadastrais do empregado, Data da última atualização do saldo, valor do saldo e todos os lançamentos realizados na conta, incluindo débitos e créditos do mês corrente e referente ainda aos 6 meses anteriores.

em>Atualizado em 29/09/2014 às 22h26min

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Artigos Relacionados:

Encontre o que deseja:

12 Comentários

  1. cicera tenorio ferreira disse:
    como se faz para saber o saldo do meu pis-pasep pela internet
  2. rizangela martins disse:
    gosataria de saber o saldo do meu fgts,e quando eu recebo,apos quantos dias de ter sido defetuado a baixa da carteira?

Gostou? Deixe seu Comentário