Você está em Noticiaki > Educação > FIES 2015: Aditamento, Inscrição e Novas Regras

Publicado por EM Fies| Atualizado em: 02/06/2015 às 16h35m

FIES 2015: Aditamento, Inscrição e Novas Regras

O Ministério da Educação abre no dia 23 de Fevereiro as inscrições para Financiamento Estudantil (FIES) que permanece disponível para cadastro no site oficial até o dia 30 de Abril. Este programa tem por finalidade beneficiar estudantes de cursos superiores que tenham sido avaliados positivamente nos processos conduzidos pelo MEC, sendo assim, financia o curso de graduação de alunos matriculados em instituições privadas com bolsas de estudos parciais e integrais. Desde 1999, o FIES vem colaborando com a formação de milhares de alunos que não tenham condições financeiras de pagar pelos seus cursos de graduação, lançando no mercado nacional, milhares de profissionais capacitados.

FIES 2015

FIES 2015

Segundo o Ministério da Educação, em 2015 a taxa de juros foi reajustada de acordo com a inflação medida pelo IPCA no ano passado, passando de 3,4% para 6,4% ao ano. Caso tenha havido algum tipo de alteração nos dados contratuais do financiamento, será necessário realizar o aditamento do FIES 2015, que é de responsabilidade da Comissão Permanente de Supervisão de Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino cadastrada. O aditamento do FIES 2015 pode ser feito de duas formas: simplificado e não simplificado. No aditamento simplificado do FIES 2015 o estudante apenas afirma que não houve qualquer tipo de alteração dos dados contratuais, enquanto que o aditamento não simplificado do FIES 2015 o estudante atualiza seus dados, se dirigindo à agência bancária em que o contrato foi assinado, e informar as alterações realizadas.

O FIES 2015 oferece bolsas de estudo de 50% e 100% da mensalidade em faculdades privadas de ensino superior, dependendo da renda familiar do estudante. Os pedidos de bolsas podem ser feitos em qualquer época do ano. Assim que as inscrições do FIES 2015 foram abertas, muitos estudantes reclamaram da dificuldade de acesso ao site, e segundo informações do FNDE e do MEC, o site fica instável devido ao elevado número de acesso ao mesmo tempo, sendo assim, os servidores não suportam a enorme solicitação no banco de dados e trava. Em contra-partida, o prazo de inscrição no FIES 2015 pode ser feito até o dia 30 de Abril, e em casos mais urgentes, a solicitação pode ser feita pelo telefone 0800-616161.

As novas regras do FIES 2015 também foram divulgadas Governo Federal em publicação no “Diário Oficial da União” pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que impõe nota mínima no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e a impossibilidade de zerar na redação. Tais mudanças foram feitas em meio a esforços para arrumar as contas públicas. Outra mudança aconteceu no cronograma de pagamentos às instituições, que passa para 8 meses por ano, válido somente este ano. O FNDE espera que o número de solicitações no primeiro semestre deste ano seja de 500 mil estudantes. No ano passado, o FIES desembolsou cerca de 14 bilhões de reais em benefício à 1,9 milhão de estudantes. Para maiores informações e para realizar a inscrição no FIES acesse o site do SisFies através do endereço eletrônico http://sisfiesportal.mec.gov.br/.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *