Você está em Noticiaki > Educação > FIES: Inscrição, Documentos e Simulador

Publicado por Tyagho Souza EM Fies | Atualizado em: 05/10/2016 às 17h49m

FIES: Inscrição, Documentos e Simulador

O FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) é um programa oferecido pelo Governo Federal repassado pela Caixa Econômica Federal ou pelo Banco do Brasil, como o próprio nome já diz, tem a finalidade de financiar os estudos de pessoas que querem adquirir conhecimentos de nível superior e não possuem condições financeiras de manter os gastos com mensalidades, transportes e material escolar, durante os anos em que o curso de graduação é ministrado. Após a conclusão do curso, o aluno deverá emitir no site do Banco do Brasil ou da Caixa, o boleto do FIES, referente ao pagamento das mensalidades do financiamento.

FIES

FIES

Através deste programa o aluno que não tenha dinheiro para pagar seus estudos, pode adquirir o financiamento com carência de alguns anos e com o pagamento assim que conseguir se formar, oferecendo carência para mais alguns anos, até que a pessoa consiga se estabilizar financeiramente, sendo com certeza uma ótima forma de conseguir se especializar para o mercado de trabalho, sem tirar do bolso, um dinheiro que não tenha. Basicamente, o aluno estuda, a Caixa ou Banco do Brasil paga, e depois de formado e já trabalhando, o aluno paga mensalmente o valor pago pela instituição bancária pelos seus estudos.

Cadastro no FIES

Antes de efetuar sua inscrição no Fies, é necessário ter cadastro no SisFies, nesse caso o aluno que esteja interessado em participar do programa deve entrar acessar o site do SisFies através do endereço eletrônico http://sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/solicitar-acesso, e logo que entrar na página indicada será necessário preencher todos os campos do formulário de cadastro, corretamente. Lembrando que o número de CPF deve ser do titular que irá usufruir do benefício e o e-mail também deverá ser válido, pois este será o meio de comunicação entre o aluno e a instituição de ensino.

SisFies

SisFies

Inscrição no FIES

Assim que finalizar corretamente o seu cadastro, será necessário se logar no sistema do SisFies e atualizar alguns dados conforme é solicitado pelo site. Lembrando que ao estar devidamente cadastrado, será possível efetuar sua inscrição para disputar uma vaga no Fies, neste caso será necessário ter matrícula em uma instituição que aceite o Fies e que também tenha boa pontuação no MEC, somente essas instituições permitem o uso de recursos do Fies para pagamento das mensalidades do aluno.

Se logando novamente no site, atualize informações sobre a instituição que deseja se matricular, informe o curso em questão e também os dados referente ao financiamento, como o valor final do curso, valor semestral e mais algumas informações que devem ser preenchidas corretamente. O aluno precisa escolher sua modalidade de fiança, atualmente a instituição oferece três modalidades de fiança, lembrando que essa etapa tem por finalidade manter uma segurança em relação ao pagamento do financiamento.

Lembrando que antes de confirmar sua inscrição junto ao programa, o aluno precisa corrigir todas as informações e verificar se todos os dados estão corretos. A partir da finalização de sua inscrição, o aluno tem até 10 dias para apresentar o CPSA na instituição de ensino na qual fez matrícula, logo após a validação de todos os documentos o aluno precisa seguir até uma instituição bancária da Caixa Econômica Federal para efetuar o pedido do financiamento. Lembrando o dinheiro do financiamento não é entregue diretamente ao aluno, mas sim depositado mensalmente na conta da universidade.

Documentos para o FIES

– Carteira de Identidade fornecida pelos órgãos de Segurança Pública das Unidades da Federação.
– Carteira Nacional de Habilitação, novo modelo, desde que esteja dentro do prazo de validade.
– Carteira Funcional emitida por repartições públicas ou por órgãos de classe dos profissionais liberais, desde que tenha fé pública reconhecida por Decreto.
– Identidade Militar, expedida pelas Forças Armadas ou forças auxiliares para seus membros ou dependentes.
– Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), quando for o caso.
– Passaporte emitido no Brasil.
– CTPS – Carteira do Trabalho e Previdência Social

Simulador do FIES

Através do site do SisFies (Sistema de Gerenciamento do FIES), o aluno pode realizar a simulação do valor tomado como empréstimo para pagamento das mensalidades do seu curso. Esta simulação poderá ser feita através do endereço eletrônico http://sisfiesportal.mec.gov.br/simulacao.php, onde deverá ser informado alguns dados para a realização da simulação. São os dados: Quantidade de Semestres do Curso e de Semestres já Concluídos, Tipo de Estudante, Financiamento Solicitado, Valor da Semestralidade e o Melhor Dia para Vencimento do boleto. Após informar corretamente os dados, clique em Simular.


Recomendamos também:


Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

43 Comentários em FIES: Inscrição, Documentos e Simulador

  1. marcia andreia disse:

    tambem quero tentar um fies mais tenho medo li todos os comentarios,e francamente estou bem desincorajada vai que entro numa roubada afinal de contas no termino da minha faculdade vou dever mais de 150 mil.

  2. Francisco Barbosa disse:

    Estou tentando a 02 anos FIES, na faculdade de Itauna MG, pra minha filha, eles não tem limites, e não interessam em pedir aumento, caso alguem de sua familia estiver pensando em fazer vestibular em Itauna pensando no FIES, tire-o de cabeça pois não tem vagas nesta faculdade para alunos FIES.tem vagas no máximo 5% dos alunos.(INSTITUIÇÃO SEM LIMITES 302, PROCURE SPSA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *