Você está em Noticiaki > Educação > Fórmula para Calcular Área de um Círculo

Publicado por Tyagho Souza EM Educação | Atualizado em: 28/07/2015 às 21h50m

Fórmula para Calcular Área de um Círculo

O cálculo referente ao tamanho de uma área é bastante utilizado em nosso dia-a-dia, entre esses cálculos o mais simples está é referente a área de um círculo, pois todos os seus lados dão sempre o mesmo tamanho, ou seja, é necessário apenas um cálculo para saber a distância de seu centro até a borda e consequentemente o tamanho de sua circunferência. Mesmo parecendo ser muito complexo, esse tipo de cálculo praticamente não oferece nenhuma dificuldade, porém, é necessário utilizar a forma correta para que a resolução do exercício seja exata.

Cálcular Área do Círculo

Cálcular Área do Círculo

Como dito acima, um círculo perfeito tem sempre o mesmo tamanho, não importando o lado em que é medido, mas é necessário utilizar um pequeno ponto central. A distância entre o ponto central e a borda é chamada de Raio, consequentemente a distância entre uma borda e outra, ou 2 vezes o Raio, é chamada de Diâmetro. Esse ponto central irá funcionar como uma base para a aplicação da fórmula, lembrando que não é difícil imaginar esse ponto, desde que tenhamos em mãos o tamanho total desse círculo, como vamos representar abaixo em um pequeno problema.

Fórmula para Calcular Área de um Círculo

Fórmula para Calcular Área de um Círculo

A lente de um binóculo tem 12 cm de diâmetro, por esse tamanho podemos calcular que seu raio é de 6 cm. Raio é o que podemos denominar de um ponto imaginário no meio de um círculo, partindo a partir dele para todos os lados do círculo em que for medido, esse raio dará sempre 6 cm no caso deste exemplo que traz uma lente de 12 cm em seu tamanho total. Para cálculos referente a área de um circulo podemos utilizar o seguinte perímetro: 3,14, também conhecido por Pi, representado pelo símbolo matemático π. Com todas estas informações em mãos iremos aplicar na fórmula para calcular área de um círculo, representada pela lente de um binóculo.

Fórmula:
A = π . R²
A = 3,14 . 6²
A = 3,14 . 36
A = 113,04

Podemos concluir que a área da lente do binóculo é 113,04 cm². Confira abaixo o significado de cada termo da fórmula da área do círculo:

A = Área que será calculada, com objetivo de se saber o seu tamanho total, medida em cm².

Pi ou π = Refere-se a perímetro, que como informamos é de 3,14 para cálculos menos precisos, porém, pode ser 3,1416 para cálculos intermediários e 3,14159265 para cálculo exato.

R² = Raio é tamanho calculado como a metade de um círculo, ou seja, fazemos um ponto no centro deste círculo cujo seu tamanho total é 12 cm, desse ponto até qualquer lado do círculo o tamanho dará sempre 6 cm. Sendo desta forma que denominada como tamanho do raio de um círculo. Nesta fórmula, o raio é sempre elevado ao quadrado para que tenha o resultado correto do tamanho total da área, que também deve ser informado elevado ao quadrado.


Recomendamos também:


Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *