Você está em NoticiAki - de Tudo um Pouco > Fórmula para Calcular Área do Quadrado

Fórmula para Calcular Área do Quadrado

Fórmula da Área do Quadrado

O quadrado é uma das figuras geométricas mais conhecidas, diferente do que muitas pessoas imaginam o quadrado não é conhecido somente por ter base igual ao tamanho de suas laterais, seus ângulos internos também são iguais a 90°. O quadrado também pode ser um losango, porém, nem todo o losango vem a ser um quadrado, assim como um quadrado pode vir a ser um retângulo, porém, nem todo o retângulo pode vir a ser um quadrado. Em relação ao cálculo da área do quadrado, o tamanho igual, tanto de sua base quanto de suas laterais, facilita bastante o cálculo.

Calcular Área do Quadrado

Calcular Área do Quadrado

Quando temos a disposição os valores da base e lateral do quadrado, temos em mãos tudo que precisamos para saber a área. Como os tamanhos são iguais, é possível utilizar duas fórmulas para calcular a área do quadrado. Primeiramente vamos utilizar a fórmula comum que é denominada simples, pois não requer tanto conhecimento em matemática para que seja feita a resolução do exercício, conhecida como base multiplicada pela altura, representada pelas letras “b” e “h”, respectivamente.

Fórmula para Calcular Área do Quadrado

Fórmula para Calcular Área do Quadrado

Exemplo: Temos um quadrado cujo tamanho de sua base é 35 cm e consequentemente o tamanho de sua lateral também é 35 cm. Fique atento pois alguns exercícios podem não apresentar o tamanho da lateral ou tamanho da base, porém, se tem em mãos o tamanho da base, consequentemente tem-se também o tamanho da altura, já que um quadrado é constituído por quatro lados iguais, então, basta-se que tenha em mãos o tamanho apenas de um lado para que seja possível realizar o cálculo da área do quadrado rapidamente. Para este cálculo utilizaremos a seguinte fórmula: A = b . h

A = b . h
A = 35 . 35
A = 1225 cm²

Aplicando a fórmula, foi possível perceber que o resultado de um quadrado que tem 35 cm tanto em sua lateral quanto em sua base é 1225 cm². O que fizemos, foi multiplicar ambos os lados para chegar ao resultado final referente ao tamanho do quadrado, justamente por isso podemos utilizar uma nova fórmula para calcular área do quadrado. Utilizando o mesmo quadrado com tamanhos de 35 cm na base e na lateral, vamos aplicar os números na seguinte formula: A = l², onde “l” significa lado.

A = l²
a = 35²
A = 1225 cm²

Em ambas as fórmulas o resultado sempre será o mesmo, porém, o professor pode pedir o resultado no formato da segunda fórmula para dificultar um pouco mais o exercício, já que para a resolução desta fórmula, é necessário que o aluno tenha conhecimento de potenciação.

  • (nenhum voto até o momento)

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Artigos Relacionados:

Encontre o que deseja:

Gostou? Deixe seu Comentário