Você está em Noticiaki > Bem Viver > Furúnculo – Causas, Sintomas e Tratamento

Publicado por Emily Oliveira EM Saúde

Furúnculo – Causas, Sintomas e Tratamento

Furúnculo

O furúnculo é uma doença causada pela inflamação pele, o que resulta no acúmulo de pus e tecido morto determinando a inflamação dos folículos pilosos. Os furúnculos podem ser conectados a outros formando uma rede denominada carbúnculo. Em alguns casos mais graves, os furúnculos podem formar abcessos. O furúnculo pode ocorrer em qualquer superfície do corpo, exceto na planta do pé. Normalmente os furúnculos aparecem em regiões com pelos e submetidas à alta transpiração, como nádegas, pescoço, virilha, face e axilas. A maior ocorrência da doença é homens e mulheres após a puberdade.

furúnculos

furúnculos

Sintomas do furúnculo

Os sintomas da doença são caroços avermelhados e coberto de pus. As lesões são macias, dolorosas e quentes com um ponto branco ou amarelo no centro do caroço. Em infecções mais graves, o aparecimento de múltiplos furúnculos pode desencadear febre no paciente. A lesão do furúnculo se caracteriza por ser uma região amarelada no centro com uma área vermelha e endurecida ao redor. O local com o furúnculo fica bastante sensível e doloroso. O tamanho da lesão varia conforme a profundidade da infecção e quanto mais profunda, maior será o tamanho do furúnculo.

Causas do furúnculo

Os furúnculos são causados pela infecção dos folículos pilosos através da bactéria Staphylococcus aureus. Um pequeno corte na pele permite a infiltração da bactéria entre os folículos, causando a infecção. Alguns casos que podem ocasionar lesões e permitir a entrada da bactéria causadora são a utilização de aparelhos de barbear por exemplo. Pessoas que possuem problemas no sistema imunológico, má higienização, nutrição ruim e diabetes tendem a possuir a doença. No entanto, pessoas saudáveis e higiênicas também podem apresentar furúnculos. O aparecimento dos furúnculos está associado ao uso de substâncias gordurosas na pele, fumo ou o uso de roupas justas.

Tratamento do furúnculo

O tratamento do furúnculo é realizado com a aplicação de compressas quentes ou a imersão do furúnculo em água morna para ajudar a aliviar as dores e drenar o pus. Com a drenagem do furúnculo, a área deverá ser lavada com sabão antisséptico e um bandagem deve ser colocado para proteger a área. Em casos mais sérios, os antibióticos orais ou tópicos podem ser indicados por um médico. Após um tempo, a pele central do furúnculo é rompida naturalmente, levando à eliminação do pus e da pele amarelada no centro da lesão. Com o rompimento a ferida tende a cicatrizar e a dor desaparece.


Recomendamos também:


Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *