Você está em Noticiaki > Bem Viver > Gastrite – Causas, Sintomas e Tratamento

Publicado por EM Saúde| Atualizado em: 02/09/2011 às 18h53m

Gastrite – Causas, Sintomas e Tratamento

Gastrite

Considerado um mal presente na vida de muitas pessoas, a gastrite é uma doença inflamatória que se caracteriza, principalmente, por uma fragilidade da camada mucosa que reveste o estômago, que nada mais é que uma bolsa que recebe todo tipo de alimento que ingerimos, seja este sólido ou líquido. O estômago possui uma camada rosada em todo seu redor, e quando esta mucosa se inflama, ai surge a gastrite. Esse problema evolui como uma resposta do organismo, pois ele considera essa inflamação uma ameaça para o corpo, causando muitas das vezes dores e desconfortos intestinais como queimação e refluxo frequentes.

Gastrite

Gastrite

Mas o problema é que a resposta de defesa do organismo pode levar ao desencadeamento de sintomas que podem acontecer de várias formas e para que seja detectada é necessário procurar um médico especializado onde será necessário fazer exames específicos, como por exemplo a endoscopia ou ultrassonografia do estômago. São dois os tipos de gastrite, a gastrite aguda que pode ser facilmente diagnosticada e tratada pois o seu aparecimento é súbido, e a gastrite crônica que pode ser causada por vários fatores, atuando individualmente ou separadamente, tornando seu tratamento demorado pois é feito com base em medicamentos e tratamentos frequentes.

Causas da Gastrite

A gastrite pode ser causada por fatores diversos, como a bactéria Helicobacter pylori que vive dentro do muco protetor do estômago. Também pode se manifestar com a ingestão em excesso de Ácido Acetil-Salicílico encontrado na aspirina, anti-inflamatórios, corticóides, bebidas alcoólicas, alimentos contaminados por bactérias, vírus ou germes, atrofia (causa a redução das células intestinais, diminuindo a produção de ácido gástrico, responsável pela digestão dos alimentos ingeridos e a esterialização do estômago), dentre outros fatores que podem causar a gastrite e que podem ser melhores esclarecidos por um médico responsável.

Sintomas da Gastrite

Os sintomas mais comuns e que logo fazem as pessoas correrem para um hospital são os desconfortos na região superior do abdome, que pode ser tanto uma dor ou somente um desconforto mesmo, sensação de queimação que passa após ingerir alimentos, náuseas e vômitos, azia, saciedade precoce, ou seja, sensação de empachamento depois da refeição, que pode levar à perda de apetite. Em casos mais graves, a gastrite pode ser manifestada por sangramento digestivo.

Tratamento da Gastrite

Existem tratamentos específicos, que podem ser por meio de medicamentos ou antibióticos. Em casos de gastrite causadas pela ingestão de medicamentos antibióticos, a suspensão no uso dos mesmos pode representar e extinsão do problema. Em casos de sangramentos digestivos, a endoscopia é feita e muitas das vezes aplicadas soluções locais para extinsão do problema. Outras dicas também podem ser dadas pelo seu médico, por isso recomendamos que consulte um profissional da área antes de tentar se medicar, pois além de gastrite, o quadro pode evoluir para uma úlcera e com isso a situação do paciente só tende a piorar.

Evitar a Gastrite

Para evitar alguns desconfortos causados pela doença, são recomendados alguns alimentos que ajudam na diminuição dos sintomas, como frutas, verduras e legumes, que são de fáceis digestão e possuem vitaminas importantes para o corpo reagir contra uma inflamação intestinal. Outras formas é não abusar de aspirinas, anti-inflamatórios, bebidas alcoólicas, cigarros, dentre outros agentes que causem danos ao seu organismo. A ingestão de café, chás-pretos e Coca-Cola, não tem comprovação científica no desencadeamento da gastrite, por isso, é importante que cada pessoa tenha consciência do seu limite.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Um comentário em Gastrite – Causas, Sintomas e Tratamento

  1. gostei muito do esclarecimento, sobre os sitoma da gastrite, como cuidar, com alimentaçao, os cuidados que devem ter uma vida saudavel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *