Você está em Noticiaki > Bem Viver > Gravidez de Gêmeos – Sintomas e Cuidados

Publicado por EM Mulheres, Saúde| Atualizado em: 28/02/2012 às 15h56m

Gravidez de Gêmeos – Sintomas e Cuidados

Gravidez de Gêmeos

As grávidas precisam estar atentas aos cuidados que devem tomar durante a sua gestação, e os cuidados devem ser ainda maiores se a gravidez for de gêmeos já que os riscos de complicações também são grandes. Uns dos maiores riscos são a gravidez prematura e a deficiência de um ou ambos os bebês, por isso visite o seu médico constantemente. Ao se aproximar a data do parto são feitos exames e análises intensas, especialmente para avaliar o risco de um parto prematuro. Caso isso aconteça, o médico normalmente recomenda repouso absoluto ou medicamentos para atrasar a data do parto. Mesmo em casos que não haja sintomas de um parto prematuro, é recomendada uma redução das atividades normais durante a 20ª e 30ª semana de gestação.

gêmeos

gêmeos

Sintomas na Gravidez de Gêmeos

Antes de verificar os exames é possível identificar uma gravidez de gêmeos através de alguns sintomas como ganho de peso mais rápido, aumento em dobro da barriga, sensação de ventre mais pesado, cansaço e retenção de água mais intensa. Outros sintomas de uma gestação pré-matura são o aumento do útero progressivamente, aumento das mamas e da frequência urinária. A pressão arterial será controlada para evitar pré-eclampsia, assim como o ritmo de crescimento do bebê e o ritmo cardíaco da criança. O crescimento dos bebês pode variar, ou seja, um pode ser maior que o outro embora estejam na mesma barriga e se alimentando da mesma forma.

Cuidados na Gravidez de Gêmeos

É preciso ir ao médico pelo menos duas vezes ao mês durante os três primeiros meses de gestação e uma vez por semana nos últimos três meses. As gestantes de gêmeos precisam ter uma boa alimentação com os nutrientes adequados para o desenvolvimento ideal dos bebês e da placenta. A alimentação deve conter cálcio, proteínas, vitaminas e carboidratos para evitar o nascimento de crianças com baixo peso, já que os gêmeos crescem menos que fetos únicos, mas na mesma velocidade. Os bebês gêmeos são menores que um bebê de gestação simples na mesma idade. Normalmente as grávidas de gêmeos ganham de 15 a 20 quilos. É essencial que a mulher beba bastante líquido, principalmente água. As grávidas podem ter algumas complicações durante a gravidez múltipla, como pressão arterial alta e diabetes.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *