Você está em Noticiaki > Bem Viver > Gravidez de Quadrigêmeos – Cuidados e Sintomas

Publicado por EM Mulheres, Saúde| Atualizado em: 28/02/2012 às 09h00m

Gravidez de Quadrigêmeos – Cuidados e Sintomas

Gravidez de Quadrigêmeos

A gravidez múltipla sempre apresenta riscos maiores que uma gravidez simples. Quanto mais bebês, maior a possibilidade de haver complicações. Praticamente todos os bebês quadrigêmeos nascem prematuros e duram em média 30 semanas na barriga. Normalmente em casos de gravidez múltipla, os bebês nascem abaixo do peso e tem mais probabilidade de apresentarem transtornos de saúde após o nascimento como perda de audição e visão, atraso mental e outras deficiências. As grávidas de quadrigêmeos apresentam problemas como pressão alta, pré-eclampsia e diabetes. Geralmente esses problemas não representam riscos para a mãe e o bebê, caso sejam tratados adequadamente. Os partos prematuros são conseqüência do rápido crescimento uterino que ocasiona a hiperdistensão das fibras musculares do útero e desencadeia o trabalho de parto antes da hora. O nascimento prematuro antes da 31ª semana, ocorre em quase 20% das gestações de trigêmeos e em 60% nas gestações de quadrigêmeos.

quadrigêmeos

quadrigêmeos

Cuidados na gravidez de quadrigêmeos

Por ser uma gestação de risco, as mães devem consultar um médico regularmente, sendo uma vez ao mês no primeiro trimestre e uma vez por semana nos outros meses. Apesar de todos os riscos, as maternidades estão mais adaptadas a esse tipo de gestação com uma equipe especializada e os equipamentos necessários. Por ser uma gravidez múltipla, deve ser realizada em uma sala cirúrgica com uma equipe maior, um pediatra neonatologista e um obstreta. O parto indicado para gravidez de quadrigêmeos é o cesariano. A posição ideal para um parto normal de sucesso é o bebê estar com a cabeça inclinada para baixo, mas como isso não acontece sempre e em alguns casos alguns dos bebês estão na posição correta é mais fácil a realização de uma cesariana para não serem necessárias manobras durante o parto normal.

Sintomas da gravidez de quadrigêmeos

A gestação múltipla pode acarretar riscos como insegurança para a mãe, aumento do líquido amniótico e complicações no parto. Já para os bebês os riscos são abortos espontâneos, baixo peso, atraso do crescimento intra-uterino, e partos prematuros que podem ocasionar a morte das crianças. Os sintomas de uma gravidez múltipla são sensação de cansaço e de peso, retenção de líquidos e enjôos ainda mais freqüentes. Para identificar a gravidez de quadrigêmeos é necessária a realização de exames e ultra-sonografias. Em casos de gestação múltipla, os bebês nascem com diferença de 8 a 10 minutos.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *