Você está em NoticiAki - de Tudo um Pouco > Gravidez na Adolescencia – Riscos e Resumo

Gravidez na Adolescencia – Riscos e Resumo

Gravidez na Adolescência

A gravidez na adolescência é um problema enfrentado mundialmente, principalmente pela classe social baixa e com menor escolaridade. Normalmente a gravidez precoce não é planejada e as meninas que engravidam não têm corpo nem mentalidade para gerar e criar uma criança. O corpo da adolescente está em formação e não está pronto para uma gestação, o que prejudica a vida e o futuro das meninas e das crianças. Além disso, há um grande risco de ocorrerem complicações na hora do parto devido à disposição das adolescentes para uma gravidez.

gravidez precoce

gravidez precoce

Riscos da Gravidez na Adolescência

Os riscos não estão apenas relacionados à idade, mas são também biológicos, psíquicos e sociais. A gravidez na adolescência pode ser precoce ou tardia, sendo precoce dos 11 aos 15 anos e tardia dos 16 aos 19. No caso da gravidez precoce os riscos são maiores. Quanto menor o tempo entre a primeira menstruação da menina e a sua gravidez, maior o risco para a gestação, já que a vascularização uterina estará prematura. Um dos riscos relacionados à gestação precoce é a imaturidade da vascularização uterina que pode causar partos prematuros, placentas mal formadas, anemia, infecções urinárias e eclampsia. As crianças que nascem de uma gravidez precoce normalmente estão sujeitas a riscos biológicos como prematuridade e baixo peso. Outro grande problema são os riscos psíco-sociais que causam a diminuição da auto-estima da adolescente para seus afazeres do dia-a-dia, até mesmo como estudar e trabalhar.

Resumo da Gravidez na Adolescência

Uma mulher só está pronta para ter filhos a partir dos 18 anos. Antigamente, as mulheres engravidavam muito cedo, mas se casavam muito cedo também. Atualmente as coisas são diferentes e as meninas que engravidam cedo normalmente não estão casadas. Hoje em dia, a maioria das meninas que engravidam vão morar junto com seus parceiros, sofrendo todo o estresse e o peso da responsabilidade da vida adulta. O parto de uma grávida adolescente normalmente é cesariano, já que a passagem para o bebê costuma não ser no tamanho suficiente. É preciso ter um acompanhamento médico e um preparo durante o pré-natal para que o momento do parto seja mais tranqüilo.

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Artigos Relacionados:

Encontre o que deseja:

4 Comentários

  1. Amanda disse:
    Interessante,é muito importante sabermos dessas coisas…
  2. karol disse:
    muito legal,e muito importante a gente saber de disso..
  3. cristyan disse:
    muito bom!!!!!
  4. laisa disse:
    eu achei muito importante

Gostou? Deixe seu Comentário