Você está em Noticiaki > Bem Viver > Gravidez Psicológica – Sintomas e Tratamento

Publicado por EM Saúde| Atualizado em: 28/02/2012 às 11h14m

Gravidez Psicológica – Sintomas e Tratamento

Gravidez Psicológica

A gravidez psicológica, também denominada como pseudociese, não é real como o próprio nome sugere e não existe propriamente o feto. No entanto a mulher que possui gravidez psicológica apresenta os mesmo sintomas de uma gravidez mesmo que não esteja grávida. A situação é muito complicada para a mulher, principalmente para aceitar que a sua gravidez não é real. Por isso é preciso o apoio e carinho do marido e familiares. É muito importante para a mulher que apresenta gravidez psicológica procurar por um psicólogo, até mesmo para evitar que os sintomas do quadro se estendem ao dia que ocorreria o parto, pois muitas mulheres sentem as contrações do parto mesmo sem estarem de fato tendo um bebê e essa situação seria muito traumática.

gravidez psicológica

gravidez psicológica

Sintomas da Gravidez Psicológica

Os sintomas são ausência de menstruação, enjôos, escurecimento dos mamilos, aumento dos seios, aumento da barriga e produção de leite. As causas da gravidez psicológica são a grande vontade de engravidar ou o medo de engravidar. Muitas mulheres desejam tanto uma gravidez sem sucesso que acabam apresentando esse quadro com os comportamentos e sensações de uma gestante.

Causas da Gravidez Psicológica

Problemas psicológicos e sexuais, assim como traumas podem estar associados à pseudociese. Além disso, pode estar relacionada a fatores como ovário policístico, distúrbios ovarianos e hormonais e neoplasia uterina, mas principalmente por fatores de ordem emocional que atingem a glândula pituitária. Essa glândula se situa no cérebro e é responsável pela produção de hormônios que controlam o funcionamento de outras glândulas maiores como os ovários. Com a ajuda do psicólogo é possível determinar quais são os fatores que estão causando a gravidez psicológica.

Tratamento da Gravidez Psicológica

As mulheres que possuem pseudociese apresentam o desenvolvimento do útero e produzem hormônios prolactina. Em alguns casos, é preciso um tratamento hormonal para provocar menstruações, em outros os transtornos psicológicos são intensos como depressão, que deve ser tratada com medicamentos certos indicados pelo médico. A gravidez psicológica pode ser indicada pelo exame de HCG, já que as mulheres apresentam os mesmos sintomas das gestantes que passam por esse teste para determinar a gravidez.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *