Você está em NoticiAki - de Tudo um Pouco > Gripe A H1N1 – Contágio, Sintomas e Prevenção

Gripe A H1N1 – Contágio, Sintomas e Prevenção

Gripe A H1N1

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou no último dia 30 de abril o fim do nome “Gripe Suína“, que agora se chama “Gripe A“, ocasionada através do vírus “H1N1″. O Ministério da Saúde do Brasil divulgou que a partir do dia 8 de março começará uma campanha de Vacinação Gripe A no país, visando vacinar mais de 90 milhões de brasileiros no período de 2 meses.

Gripe A

Gripe A

Já foram confirmados 95 mil pessoas atingidas pela Gripe A H1N1 em 120 países num total de 429 mortes. No Brasil já foram confirmadas 1.566 caso no Brasil, 34 mortes pelo vírus influenza A H1N1 sendo 16 no Rio Grande do Sul, 12 em São Paulo, 5 no Rio de Janeiro e 1 no Paraná. Máscaras já estão sendo usadas nos principais países em que o vírus H1N1 estão instalados, mas são 100% eficientes. Lave sempre as mãos com sabonete e evite colocar as mãos nos olhos, bocas e ouvidos e ainda evite ficar em locais fechados com grande aglomeração de pessoas e procure sempre locais arejados. Confira abaixo as dicas para evitar o contágio, os sintomas e como se prevenir da doença:

Contágio Gripe A H1N1

O contágio da Gripe A é dada através do ar, por vias aéreas e através de contato direto com pessoas contaminadas. O consumo da carne de porco não é uma fonte de contágio se a mesma for cozida a 71 graus celsius.

Síntomas Gripe A H1N1

Os sintomas da Gripe A são similares aos sintomas da gripe convencional porém com maior ênfase nos síntomas. Os síntomas são Febre, Tosse, Dores Musculares, Cansaço, Diarréia, Vômito, Irritação nos Olhos e Fluxo Nasal.

Prevenção Gripe A H1N1

Para se proteger da Gripe A você pode tomar a vacina da gripe convencional para ajudar na prevenção já que aumentam a imunidade do corpo, porém não combatem o vírus H1N1. O medicamento Tamiflu tem sido utilizado no combate da Gripe Suína, porém somente deve ser ingerido se prescrito por um médico. Carnes suínas devem ser ingeridas apenas depois de passar pelo processo de cozimento a 71 graus celsius, temperatura suficiente para matar qualquer tipo de bactérias, inclusive o vírus H1N1.

Gripe Suína

Gripe Suína

Baseado em informações como a última divulgada pela OMS de que o vírus influenza A H1N1 responsável pela Gripe A, teria matado mais de 700 pessoas em todo mundo, entrei em contato com o Ministério da Saúde e logo fui atendido muito gentilmente por Cintia Danielle de Souza Castro, que me indicou um link, onde contém as perguntas e respostas mais frequentes, relacionadas ao Contágio, Sintomas e Prevenção da Gripe A. Neste LINK é possível diversas perguntas e suas respectivas respostas, como:

1. Existe transmissão sustentada do vírus da Influenza A (H1N1) no Brasil?
2. Qual a diferença entre a gripe comum e a Influenza A (H1N1)?
3. Quando eu devo procurar um médico?
4. O que fazer em caso de surgimento de sintomas?
5. Por que o exame laboratorial parou de ser realizado em todos os casos suspeitos?
6. Se o exame não é realizado em todas as pessoas, isso significa que o número de casos registrados será subnotificado?
7. Quais os critérios de utilização para o Tamiflu?
8. O medicamento está em falta?
9. Os hospitais estão preparados para atender pacientes com a Influenza A (H1N1)?
10. Como eu posso me prevenir da doença?

Sintomas Gripe A

Sintomas Gripe A

O Ministério da Saúde divulgou recentemente meios através da Internet e/ou telefone para que as pessoas possam se informar melhor sobre o vírus influenza A H1N1 responsável pela gripe A. Através da Internet basta acessar o este link e se informar adequadamente, já pelo telefone você pode entrar em contato através do Disk Saúde 0800 61 1997.

Gripe A em 2012

O ano de 2012 começou e junto com ele novos casos da Gripe A no Brasil foram registrados. O número é assustador, pois é 50% maior do que os números registrados em 2009, ano em que a pandemia da doença foi anunciada. O sul do Brasil é a região mais afetada, pois até o dia 5 de julho foram registrados 74 mortes pela doença que ataca seus pacientes através do vírus Influenza A H1N1. O estado mais afetado é Santa Catarina, com 45 mortes, seguido pelo Paraná com 14 e o Rio Grande do Sul com 15 mortes. Em 2010, os três estados registraram 21 mortes, e em 2011, 14 mortes. Em 2012, o número até o momento é de 74. Para evitar a infecção da gripe A 2012, não deixe de procurar um posto de vacinação e se imunizar, é gratuito

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Artigos Relacionados:

Encontre o que deseja:

997 Comentários

  1. catarina elen disse:
    esse site me ajudou fazer um trabalho de ciencias
  2. victoria disse:
    amei vai me ajudar no trabalho de ciencias!!!!!!gostei muito tomara que a miha professora goste ela é muito chata + esse site me ajud pq ela queria tudo sertinho qual os sintomas e tudo o que tinha ai
  3. luiz roberto disse:
    Muito obrigado dono do site,isso me ajudo muito no trabalho de ciências mais eu precisava também do vírus h7n9 se vc poder colocar tbm,e manda para o meu email eu agradeço email=lrviana2008@hotmail.com. obrigado.
  4. quero saber as prevensoes h1n1
  5. guto disse:
    me ajudou no trabalho de historia
  6. KAROLINA CORRa disse:
    ame tem tudo q uma pessoa quer para o trabalho
  7. lizandra disse:
    eu achei muito entessante pq isso è para o nosso bem
    è para ajudarmos contra a gripe…

Gostou? Deixe seu Comentário