Você está em Noticiaki > Bem Viver > Gripe – Causas, Sintomas, Tratamento e Transmissão

Publicado por Emily Oliveira EM Saúde | Atualizado em: 13/02/2012 às 08h38m

Gripe – Causas, Sintomas, Tratamento e Transmissão

Gripe

A gripe é uma doença infecciosa aguda que engana muitas pessoas, principalmente pelo fato dela parecer com um simples resfriado, inclusive com os mesmos sintomas de um resfriado, tais como a congestão nasal, a coriza, os espirros e a dor de garganta frequentes, além de tosses, escorrimento nasal, dores pelo corpo, dentre outros sintomas.

Sintomas da Gripe

Sintomas da Gripe

Causas da Gripe

A gripe é causada por três tipos distintos de vírus, sendo eles, Influenza A, B e C. A influenza A é a causadora de epidemias mundiais que ocorrem de 10 a 40 anos. O vírus tipo B é responsável por epidemias menores. Já o tipo C nunca causou uma grande epidemia. A gripe pode variar conforme a época e ocorrer de várias formas genéticas.

Sintomas da gripe

Alguns sintomas de gripe são a febre alta, acima de 38ºC nos adultos, e nas crianças de 39.5º a 40.5ºC. Além disso, existe muito suor e calafrios, dores de cabeça, tosse seca, dores musculares, fadiga e cansaço, congestão nasal e perda de apetite. Caso alguns desses sintomas estejam presentes, procure um médico. Se a tosse tiver catarro, febre alta e dor nos pulmões, pode ser sintomas de pneumonia, portanto o ideal é que procure um médico. O que diferencia a gripe de um resfriado comum é o simples fato dos sintomas da gripe se manifestarem repentinamente, enquanto em um resfriado comum os mesmos sintomas demoram bem mais para se manifestar, e também desaparecem mais depressa.

Transmissão da gripe

O contágio da doença ocorre por via aérea, como contato direto ou indireto com a pessoa infectada, através de objetos ou pelas mãos, por exemplo. A forma mais comum de se adquirir uma gripe é pelo ar, através da tosse, espirro ou fala que contenham gotículas com vírus da gripe e ficam dispersas pelo ar. Sendo assim, a pessoa inala o vírus pelas vias aéreas que se disseminam pela garganta e pulmões.

Tratamento da gripe

O tratamento da doença pode ser feito com um anti-viral, como os inibidores de neuraminidase ou apenas o uso de medicamentos para aliviar os sintomas. No entanto, repouso e bastante líquido são indicados para quem está contaminado com a doença. É preciso se alimentar corretamente e evitar o uso de álcool e fumo para uma boa recuperação. Medicações para febre e coriza no nariz são ideais para melhorar a sensação de mal estar causada pela gripe. Vacinas são usadas, principalmente em idosos e crianças para combater a gripe.


Recomendamos também:


Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

13 Comentários em Gripe – Causas, Sintomas, Tratamento e Transmissão

  1. bianca disse:

    goste muito as dicas são otimas

  2. Geisa Da Silva Sousa disse:

    muito legal esse site .dicas excelentes , essenciais para um bom aprendizado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *