Você está em Noticiaki > Bem Viver > Gripe Suína – Contágio, Sintomas e Prevenção

Publicado por Tyagho Souza EM Saúde | Atualizado em: 05/07/2012 às 21h27m

Gripe Suína – Contágio, Sintomas e Prevenção

Gripe Suína

A doença Gripe Suína tem se alastrado através do ar pelo mundo inteiro, e é uma evolução do vírus H3N2 que é o vírus da gripe convencional que ataca os porcos, porém acredita-se que o vírus tenha sofrido alguma mutação com o vírus da gripe aviária, utilizando-se do organismo do porco como incubadora e como consequência tornou-se no vírus responsável pela doença, o vírus H1N1. A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou no último dia 30 de abril que o nome “Gripe Suína” seria alterado para “Gripe A” que é ocasionada através do vírus “H1N1″.

Gripe Suína

Gripe Suína

O vírus H1N1 tem atacado seres humanos e causado a morte de diversas pessoas em todo mundo, recebendo o título de Pandemia pela OMS. A doença começou a aparecer no México e logo espalhou-se pelo mundo inteiro, visto que muitas pessoas saíram do México e levaram consigo o vírus H1N1 para outros países, causando então uma infecção em massa. Com a entrada do inverno em boa parte dos países do mundo, inclusive no Brasil, a infecção ganhou uma velocidade monstro, pois com a baixa humidade do ar e os ventos frios, o vírus da Gripe Suína utiliza-se destes meios para se transportar, e logo facilmente se alastra por todo país.

O vírus H1N1 já contaminou 95 mil pessoas em 120 países, com 429 mortes, segundo os números mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS). O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou no último dia 27 a primeira morte provocada pelo vírus da gripe suína (Influenza A H1N1) no Brasil. A vítima era um caminhoneiro de 29 anos morador do Rio Grande do Sul que contraiu o vírus da Gripe Suína na Argentina e morreu no último sábado (27). No Brasil temos confirmados pelo Ministério da Saúde 1.566 casos de contaminação por Gripe Suína até o momento e 34 mortes. Das 34 mortes causadas pela doença, 16 delas aconteceram no Rio Grande do Sul, 12 em São Paulo, 5 no Rio de Janeiro e 1 no Paraná.

Gripe A

Gripe A

Contágio da Gripe Suína

O contágio da Gripe Suína se dá a partir do contato com outras pessoas ou materiais infectados, já que o meio de transferência do vírus, é através do ar, portanto ao ver pessoas tossindo ou espirrando constantemente, evite ficar perto e procure lugares abertos e arejados, pois os sintomas da Gripe Suína são idênticos aos sintomas da Gripe normal.

Síntomas da Gripe Suína

Os sintomas da Gripe Suína nos seres humanos são similares aos sintomas da gripe convencional porém com maior ênfase nos síntomas. Os síntomas são Febre, Tosse, Dores Musculares, Cansaço, Diarréia, Vômito, Irritação nos Olhos e Fluxo Nasal.

Prevenção da Gripe Suína

Já estão disponíveis em todo mundo vacinas para prevenir a gripe entre os porcos, e a partir de 8 de março de 2010 o Ministério da Saúde começará a campanha de Vacinação Gripe A e pretente imunizar cerca de 90 milhões de pessoas. A vacina da gripe convencional pode ajudar na proteção já que aumentam a imunidade do corpo, porém não combatem o vírus H1N1 precisamente. O medicamento Tamiflu tem sido utilizado em diversos países no combate da Gripe Suína, porém este medicamento só deve ser ingerido se prescrito por um médico.

Prevenção Gripe Suína

Prevenção Gripe Suína

Carnes suínas devem ser ingeridas apenas depois de passar pelo processo de cozimento a no mínimo 71 graus celsius, temperatura suficiente para matar qualquer tipo de bactérias, inclusive o vírus H1N1, o vírus da Gripe Suína. Lave as mãos constantemente e evite passar as mãos nos olhos, bocas e ouvidos, gestos simples que evitam a entrada do vírus H1N1 em seu corpo. As máscaras também ajudam na prevenção, porém apenas se utilizadas corretamente. Evitar locais fechados que contenham um grande fluxo de pessoas também é recomendado, já que em locais abertos, a contaminação através de pessoas infectadas fica mais difícil, porém não impossível.

O Ministério da Saúde disponibiliza através da Internet e por Telefones meios para que as pessoas possam se informar melhor sobre o Contágio, os Sintomas e a Prevenção da Gripe Suína ou Gripe A H1N1. Confira abaixo a nota divulgada para a População pelo Ministério da Saúde do Brasil:

O Ministério da Saúde conta com uma página exclusiva (link) na qual você encontrará respostas para todas as suas dúvidas a respeito da gripe suína. Além disso, você pode buscar mais informações no Disk Saúde 0800 61 1997. O Brasil está preparado para enfrentar os casos suspeitos e manterá a população bem informada! Assessoria de Comunicação. Ministério da Saúde

Sintomas Gripe Suína

Sintomas Gripe Suína

Abaixo é possível assistir um vídeo que mostra o status do contágio da Gripe Suína pelo mundo:

Segundo informações da OMS, o vírus influenza A H1N1 responsável pela Gripe Suína já matou mais de 700 pessoas em todo mundo. Pensando nisso, entrei em contato diretamente com o Ministério da Saúde e logo fui respondido muito gentilmente por Cintia Danielle de Souza Castro, que me indicou um link que contém as perguntas e respostas frequentes, relacionadas a gripe. Neste LINK é possível encontrar perguntas mais frequentes e suas respectivas respostas, como:

1. Existe transmissão sustentada do vírus da Influenza A (H1N1) no Brasil?
2. Qual a diferença entre a gripe comum e a Influenza A (H1N1)?
3. Quando eu devo procurar um médico?
4. O que fazer em caso de surgimento de sintomas?
5. Por que o exame laboratorial parou de ser realizado em todos os casos suspeitos?
6. Se o exame não é realizado em todas as pessoas, isso significa que o número de casos registrados será subnotificado?
7. Quais os critérios de utilização para o Tamiflu?
8. O medicamento está em falta?
9. Os hospitais estão preparados para atender pacientes com a Influenza A (H1N1)?
10. Como eu posso me prevenir da doença?

Gripe Suína 2012

Três anos após a divulgação da pandemia causada pelo vírus Influenza A H1N1, a Gripe Suína volta a assustar as autoridades brasileiras, já que os números registrados em 2012 são assutadores e preocupantes, 50% mais do que os números registrados em 2009, ano em que a pandemia foi divulgada. A região sul do Brasil tem sido novamente a mais afetada, pois já foram registrados até o dia 5 de julho, 74 mortes, sendo 45 mortes em Santa Catarina, 14 no Paraná e 15 no Rio Grande do Sul. Em 2010, os três estados registraram 21 mortes, e em 2011 o número de mortes foi menor, 11 no total. Já em 2012, até o momento o número é de 74. Para evitar ser infectado pela gripe suína 2012, não deixe de procurar um posto de saúde e se vacinar, é gratuita.

Recomendamos também:


Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

43 Comentários em Gripe Suína – Contágio, Sintomas e Prevenção

  1. estava procurando somente um trabalho, para faculdade e nâo e nâo sabia que  a situaçâo era tâo crítica!!!!

  2. Ministério da Saúde disse:

    tatyelly,
    A prioridade para enfrentar a segunda onda da Influenza H1N1 não foi vacinar toda a população, para conter o vírus. Isso porque não é mais possível conter esta doença. Por isso, a prioridade é vacinar pessoas que façam parte do grupo de risco. Ou seja, pessoas que correm mais riscos de desenvolver a forma grave da Influenza H1N1. Além disso, diversos países precisaram comprar vacina. E a indústria não consegue acompanhar a demanda. Principalmente pelo tempo de demora na fabricação da mesma. O Ministério da Saúde do Brasil comprou vacina suficiente para atender aos grupos prioritários.

    Att,
    Ministério da Saúde
    comunicacao@saude.gov.br
    http://www.formspring.me/minsaude

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *