Você está em Noticiaki > Bem Viver > Hemofilia A B C – Causas, Sintomas e Tratamento

Publicado por Emily Oliveira EM Saúde

Hemofilia A B C – Causas, Sintomas e Tratamento

Hemofilia A B C

Hemofilia é uma doença hereditária que ocorre em sua maioria entre pessoas do sexo masculino. A doença consiste em uma hemorragia descontrolada já que a coagulação não ocorre quando há sangramento. A Hemofilia A ou clássica ocorre devido à mutação no fator 8. A Hemofilia B é relacionada ao fator 9, também conhecida como doença de Christmas e a Hemofilia C ocorre devido à deficiência no fator PTA.

Hemofilia

Hemofilia

Causas da Hemofilia

As mutações surgem no gene de fator 8 ou 9 da coagulação do sangue e que se encontra o cromossoma X. Quando ocorre uma hemorragia, o organismo responde em duas etapas, primeiramente as plaquetas se tornam viscosas e ficam acumuladas no local do ferimento em forma de plaquetas. Em seguida, a coagulação do sangue repõe a rede de plaquetas com um coágulo de fibrina quimicamente estabilizada. Isso ocorre devido a factores de coagulação. Caso haja alguma deficiência nos factores 8, 9 ou PTA, a doença se manifestará durante uma hemorragia.

Sintomas da Hemofilia

Os sintomas da Hemofilia A e B são idênticos, sendo caracterizados por sangramentos repetidos e prolongados, principalmente nas articulações e músculos. As hemofilias A e B atuam diretamente ligados ao sexo como caracteres recessivos. Se a doença não for tratada, causa dores, artropatia progressiva, limitação funcional e atrofia muscular. O sintoma mais sério da hemorragia é a interna, já que por não ser visível fica mais difícil de ser identificada. A hemofilia pode ocorrer em qualquer parte do corpo danificando nervos, ossos, tecidos e articulações. Normalmente as hemorragias repetidas ocorrem em articulações como cotovelos e joelhos. Em casos de sangramento no antebraço ou virilha, a hemofilia pode resultar em pressão nos nervos, dormência e dor.

Tratamento da Hemofilia

O tratamento da doença envolve terapia de reposição dos factores ausentes que causam a hemofilia. O tratamento é realizado através de administração intravenosa, o que funciona com a maioria dos pacientes, exceto quando o organismo reage desenvolvendo anticorpos contra os factores de coagulação. Os genes usados para representar a normalidade são H e anormalidade o h.


Recomendamos também:


Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Um comentário em Hemofilia A B C – Causas, Sintomas e Tratamento

  1. marisa disse:

    olá gostaria de saber se tem cura..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *