Você está em Noticiaki > Bem Viver > Herpes – Contágio, Sintomas, Tratamento e Transmissão

Publicado por EM Saúde| Atualizado em: 17/02/2012 às 11h45m

Herpes – Contágio, Sintomas, Tratamento e Transmissão

Herpes

Assim como os demais artigos de conteúdo médico em nosso site, este aqui tem o objetivo de orientá-lo mais a respeito de doenças que nem todas as pessoas têm conhecimento, e que podem ser evitadas com alguns cuidados. A Herpes é uma doença sexualmente transmissível que se manifesta no nosso corpo e não possui uma cura, apenas tratamento. A Herpes é uma doença contagiosa e infecciosa causada por dois tipos de vírus, sendo eles HSV-1 e HSV-2.

Herpes

Herpes

Transmissão da Herpes

A transmissão da herpes ocorre através do contato direto com a pessoa contaminada, mesmo que não haja lesão ativa. Também ocorre a infecção através de objetos, mas não chega a ser tão comum. O tempo entre o contato e os sintomas iniciais é de em média 2 semanas.

Contágio da Herpes

Há dois tipos de vírus da Herpes, sendo que o contágio da HSV-1, que provoca lesões na boca, ocorre através do contato com o local infectado. A herpes HSV-2, que provoca lesões genitais, é transmitida através de relações sexuais com a pessoa contaminada. As vacinas contra a herpes estão em andamento, mas só tem se mostrado eficiente para mulheres que nunca foram expostas a herpes tipo 1. Por enquanto, a vacina não ajuda a prevenir a herpes tipo 2 nos homens.

Sintomas da Herpes

Os sintomas variam em cada uma das partes do corpo. Na gengivoestomatite, o paciente possui febre, possui feridas na bica, faringe, língua e aumento dos gânglios do pescoço. Nos genitais, os sintomas são feridas penianas, vaginais, vulvares e perianais. Na encefalite são causadas lesões neurológicas mesmo fora do período neonatal, com um quadro semelhante ao de outras infecções.

Tratamento da Herpes

Mas o fato é que não existe tratamento da herpes para sua cura definitiva, contudo, existem vários medicamentos que servem para controlar a propagação do vírus no corpo da pessoa. Tais medicamentos diminuem a taxa de replicação do vírus, e assim o sistema imunológico tem mais chances de reagir. Alguns analgésicos também podem ser utilizados para reduzir a intensidade dos sintomas da Herpes, que geralmente são dor e a febre causada pelo vírus em seu estágio inicial.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *