Você está em Noticiaki > Bem Viver > Hidratação da Pele no Verão: Cuidados e Como Fazer

Publicado por Crisleide Katiane EM Saúde | Atualizado em: 29/07/2015 às 15h41m

Hidratação da Pele no Verão: Cuidados e Como Fazer

O organismo humano tem como proteção de agentes químicos e infecciosos, a pele, que atua como uma barreira de elementos maliciosos que poderão causar danos ao organismo. A pele também ajuda a proteger o organismo da radiação solar, pois é considerada o termômetro perfeito que controla a temperatura do corpo, fazendo com que seja eliminado o suor, através das glândulas sudoríparas, quando a temperatura está muito quente ou ainda que ocorra o tremor em temperaturas baixas, ou seja, um verdadeiro sensor que atua na transmissão de calor, frio, tato, dor, dentre outros sentidos.

Hidratação da Pele no Verão

Hidratação da Pele no Verão

Por ser tão importante, merece cuidados especiais e indispensáveis, principalmente em determinadas épocas do ano, como o verão, por exemplo, quando a incidência dos raios solares é maior do que em outras estações. A pele ao contrário do que muitos imaginam, é cuidada de dentro pra fora, ou seja, tudo que ingerimos em nosso dia-a-dia reflete na pele, contudo, para mantê-la saudável, devemos manter uma alimentação livre de alimentos condimentados e gordurosos, além de fazer a perfeita reposição de líquidos, bebendo muita água afim de repor tudo que é perdido por meio da transpiração. Além da água, recomenda-se a ingestão de Gatorade, bebida formulada para auxiliar na reposição de líquidos e sais minerais perdidos e ainda promover energia ao organismo.

Hidratação da Pele no Verão

Os cremes hidratantes ajudam a manter a pele hidratada no verão

Os cuidados com a pele no verão necessitam ser frequentes, afim de evitar o envelhecimento precoce, o câncer de pele e queimaduras. Sendo assim, a proteção solar, bem como a limpeza e hidratação da pele no verão são indispensáveis. Até mesmo o banho para essa estação do ano, deve ser diferente, sendo que o ideal é evitar tomar banhos prolongados com água quente, pois, ressecam a pele e deve-se optar por sabonetes suaves, cremosos. Para o verão, os hidratantes são importantíssimos no quesito de cuidados com a pele, pois, alguns hidratantes possuem substâncias importantíssimas para a hidratação da pele, como a glicerina e o propilenoglicol.

Estes são agentes capazes de captar moléculas de água do ambiente, auxiliando na hidratação da pele, assim como outros ativos que ajudam na proteção da água da pele, como os lipídeos e silicones, que evitam que a água da pele evapore e se perca. Além dos hidratantes, são recomendados ainda os protetores solares, que fazem a proteção contra raios UVA e UVB, responsáveis pela desidratação da pele e por queimaduras que tanto atormentam os frequentadores de prais e piscinas. A excessiva exposição ao sol, faz com que a água da pele seja evaporada, contudo, a pele desidratada, começa a se queimar por meio dos raios ultravioletas, causando desconforto ou ainda, queimaduras graves, que no futuro pode vir a evoluir para uma doença de pele.

Hidratação da Pele no Verão com Água

A pele necessita de bastante água para se manter hidratada no verão

A hidratação da pele pode ser realizada com qualquer que seja o tipo do creme hidratante, considerando que, atualmente, existe uma diversidade disposta no mercado dos cosméticos, que indicam sua serventia, para qual idade, para qual tipo de pele, sendo que a maioria apresenta grande eficácia. Os óleos de amêndoas são também, muito usuais e recomendados por especialistas da área dermatológica, porém, na sua maioria são recomendados para peles normais ou secas, por serem óleos. Estes, podem ser utilizados após o banho, conforme instruções de cada produto, sendo que alguns exigem lavagem após aplicação e alguns não. O importante é manter a pele hidratada com os cremes, óleos e seguir uma alimentação saudável, assim, garantirá um verão saudável para sua pele.


Recomendamos também:


Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *