Você está em Noticiaki > Bem Viver > Hipertensão – Causas, Sintomas e Tratamento

Publicado por EM Saúde| Atualizado em: 08/02/2012 às 10h49m

Hipertensão – Causas, Sintomas e Tratamento

Hipertensão

A hipertensão ou pressão alta é uma doença que atinge uma boa parte da população. No Brasil, aproximadamente 30% das pessoas acima dos 40 anos sofrem com hipertensão, segundo dados do IBGE. A pressão alta no sangue é definida pela pressão do sangue maior ou igual a 14 por 9. As causas da hipertensão em geral são a má alimentação, a ingestão de excesso de sódio e gordura, idade avançada, obesidade, uso de medicamentos, hereditariedade, sedentarismo e estresse.

Hipertensão

Sintomas da Hipertensão

Os sintomas da hipertensão não são alarmantes, o que torna a doença grave e nociva. Por isso é preciso manter um controle da sua tensão regularmente. Casos em que a hipertensão é grave os sintomas são mais perceptíveis, como dor de cabeça, tontura, fadiga, inquietação, zumbido, palpitação e problemas de visão. As complicações que se estendem com a aparição da doença são várias, entre elas o AVC, insuficiência renal, impotência, infarto do miocárdio e problemas visuais.

Causas da Hipertensão

Os hábitos causadores da doença são decorrentes de populações que vivem em grandes metrópoles e é por esse motivo que sempre foi mais presente nos países desenvolvidos. A doença também pode ser causada por outros fatores como problemas no sistema renina-angiotensina, problemas renais e arteriosclerose. Se a hipertensão não for tratada causa aumento do coração, aneurisma nos vasos sanguíneos, estreitamento dos vasos sanguíneos dos rins, ruptura ou sangramentos dos vasos sanguíneos dos olhos e endurecimento das artérias do corpo.

Tratamento da Hipertensão

O tratamento da hipertensão é feito através de medicamentos anti-hipertensivos, como antagonistas dos receptores de angiotensina (ARA), inibidores de enzima conservadora de angiotensina (ECA), diuréticos, betabloqueadores e bloqueadores de canais de cálcio. Algumas medidas mais fáceis de serem adotadas podem controlar a hipertensão, como a dieta balanceada, a diminuição de estresse do cotidiano, a realização de atividades físicas, a diminuição de sal nos alimentos, não fumar e diminui a inserção de bebidas alcoólicas. É preciso seguir as instruções médicas de forma rigorosa para que o tratamento tenha um resultado positivo.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *