Você está em NoticiAki - de Tudo um Pouco > Ibama Sispass: Emitir Relação de Passeriformes

Ibama Sispass: Emitir Relação de Passeriformes

Emitir Relação Sispass

Durante os últimos anos, o Ibama veio passando por algumas reformulações, onde o serviço oferecido pela instituição passou a ser mais eficaz, principalmente em relação a fiscalização na criação ilegal de pássaros silvestres em cativeiro, contudo novas leis foram surgindo e garantindo mais poder e autonomia ao Ibama, que atua rigorosamente em todo território nacional, tudo para conseguir manter a natureza protegida de seu principal predador, o homem. Antigamente, era muito comum nos depararmos com pessoas que criavam pássaros em cativeiros de maneira ilegal, prática bastante comum entre os brasileiros, já que muitas pessoas criavam os pássaros ilegalmente porque gostavam de ouvir seu canto, e outros, mantinham os pássaros em cativeiro com objetivo de manter uma renda paralela, com a criação ilegal e a venda de pássaros silvestres para outras pessoas. Contudo, o Ibama por sua vez, criou um setor responsável pela fiscalização e regularização dos criadores amadores de pássaros silvestres de todo Brasil, chamado de Sispass.

Emitir Relação de Passeriformes Sispass Ibama

Emitir Relação de Passeriformes Sispass Ibama

O que é e Como Funciona o Ibama Sispass?

O Ibama Sispass (Sistema de Cadastro de Criadores Amadoristas de Passeriformes) é um sistema de cadastro oferecido pelo Ibama que tem por objetivo a legalização das pessoas que tem criação de pássaros silvestres em cativeiro. A finalidade deste sistema é fazer com que todas as pessoas que tenham pássaros silvestres em cativeiro, passem por uma análise para que a instituição saiba se realmente o local da criação é adequado e se o animal está sendo bem tratado. Com essa identificação e posterior aval, os criadores estão livres de problemas quando o Ibama resolver fazer uma vistoria em suas criações.

Este sistema também serve para pessoas que desejam comprar pássaros silvestres, pois o Ibama afirma que a legalização começa assim que a compra for feita, pois é necessário comprar junto a criadores comerciais devidamente legalizados com o Ibama. Mesmo sabendo deste sistema, muitas pessoas ainda procuram meios mais baratos para comprar os pássaros silvestres, porém essas pessoas devem estar cientes de que durante os procedimentos de fiscalização ou através de denúncias anônimas, o Ibama pode seguir até o local do cativeiro e apreender todos os animais, além de multar o criador de acordo com a situação da criação e a quantidade de aves apreendidas.

Emitir Relação de Passeriformes no Sispass

Todos os pássaros silvestres legalizados no Ibama, possuem uma anilha em um de seus pés, contudo, estas anilhas possuem um número de registro, o nome do órgão responsável pelo cadastro da ave e a medida, em milímetros, da anilha. Para manter este cadastro sempre atualizado, o Ibama disponibilizou na Internet um site específico para que os criadores amadores de pássaros silvestres possam ter o controle de seus pássaros, onde é possível visualizar uma lista com todos os pássaros silvestres cadastrados em seu CPF. Para emitir a relação de passeriformes Sispass, o criador deverá primeiramente realizar o seu login Sispass no site do Ibama, onde deverá informar na área de Serviços, o seu CPF e senha de acesso.

Toda vez que o criador precisar mudar o pássaro de lugar, seja para torneios, treinamento na natureza, exposição ou até mesmo mudança de residência ou dono, é necessário que o proprietário acesse o site do Ibama e emita a sua relação de passeriformes, acompanhada de uma guia de transporte, que constará os dados do proprietário e quem o transportará, além do endereço de destino da ave. Para emitir a relação de passeriformes, o criador amadorista deverá acessar o site do Ibama através do endereço eletrônico http://servicos.ibama.gov.br/ctf/sistema.php?modulo=aplicacao/modulo&moduloId=318, onde ao entrar na página indicada, o criador visualizará sua relação completa de passeriformes, bastando clicar no final da relação, no botão Emitir Relação. Feito isso, o sistema irá gerar o documento para a impressão.

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Artigos Relacionados:

Encontre o que deseja:

2 Comentários

  1. velber de souza ricardo disse:
    Por que? agora está tão dificil emitir o boleto de pagamento de 2013 e a relação de pássaros que possuimos além de outros serviços por favor me digam o que devo fazer para ter acesso a estes sistemas por gentileza eu agradeço.
  2. DOMICIANO DA SILVA COSTA disse:
    VALEL ACHEI MUITO INTERREÇANTE ESSAS INFORMAÇOES

Gostou? Deixe seu Comentário