Você está em NoticiAki – de Tudo um Pouco > Infecção Generalizada – Causas, Tratamento e Sintomas

Infecção Generalizada – Causas, Tratamento e Sintomas

Infecção Generalizada

A infecção generalizada, também conhecida como septicemia ou sepse, é um problema decorrente de infecções graves que atinge as vias sanguíneas. A doença está relacionada a uma resposta desregulada a uma inflamação que levam à lesão tecidual.

infecção

infecção

Causas da Infecção Generalizada

A infecção generalizada é causada por bactérias ou outros microorganismos como fungos e vírus. A doença está associada à disfunção do organismo, hipoperfusão (alteração do estado mental) e hipotensão (queda da pressão arterial). No Brasil, estudos mostraram que grande parte dos pacientes internados em tratamento intensivo desenvolveu a infecção generalizada.

Sintomas da Infecção Generalizada

Os sintomas da infecção generalizada são fraqueza, febre, enjoos, diarreia, vômito e tremores. Se após o tratamento o paciente não obter respostas, a doença pode evoluir para um choque séptico. A doença pode levar ao óbito quando ocorre falência dos órgãos por outras infecções ou disfunção orgânica. Além disso, podem ocorrer doenças decorrentes da sepse. A gravidade da Sepse é medida por um questionário APACHE pelo qual são obtidas pontuações e avalia-se a probabilidade de morte do paciente. Antigamente muitas pessoas morriam com a infecção generalizada, mas com a descoberta dos antibióticos foi possível reduzir esse número.

Tratamento da Infecção Generalizada

O tratamento da infecção generalizada é feito através de antibióticos e drenagem cirúrgica. Antes de definir qual é o agente causador, o antibiótico utilizado é de amplo espectro. Após a definição do agente e do tecido atingido é possível determinar qual medicamente específico para o tratamento. O tratamento depende do estado e dos sintomas podendo incluir o uso de vasopressores, esteroides, suporte renal e respiratório, já que a sepse sobrecarrega nos pulmões, atingindo taquipnéia e hipóxia. Alguns pacientes precisam de suporte como intubação ou ventilação mecânica para respirar.

Diagnóstico da Infecção Generalizada

O diagnóstico da doença deve ser feito através de questionamentos feitos ao paciente. Além disso, são usados para identificar a doença, o RX, colheita de líquido do interior da coluna, TAC e exame de urina e sangue. Identificar o agente causador também é fundamental para a recuperação do paciente. Quanto mais cedo se iniciar o tratamento com antibióticos, maior a probabilidade de cura, portanto quanto mais cedo se procurar um médico é melhor para a cura do paciente.

Artigo publicado por: nas categorias: Saúde

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Um comentário em Infecção Generalizada – Causas, Tratamento e Sintomas

  1. angela disse:
    oi pessoal tdo bem? a infecção generalizada somente é adquirida em hospitais?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>