Você está em NoticiAki - de Tudo um Pouco > Infecção Intestinal – Sintomas, Causas e Tratamento

Infecção Intestinal – Sintomas, Causas e Tratamento

Infecção Intestinal

A infecção intestinal é uma doença parasitária causada pela ingestão de alimentos ou água contaminada. Todos estão sujeitos à doença e a melhor maneira de evita-la é criar hábitos básicos de higiene, lavar as mãos frequentemente é um dos métodos mais eficazes contra a infecção. Como prevenção evite o consumo de água que podem estar sujas e contaminadas com giárdia e vibrião colérico. Além disso, é preciso limpar bem os alimentos e fazer uma dieta balanceada.

Infecção intestinal

Infecção intestinal

Causas da Infecção Intestinal

O problema pode ser causado por parasitas ingeridos através de alimentos ou água contaminada ou como consequência de várias doenças como cólera e giardíase ou algumas síndromes como a doença de Crohn, colite ulcerativa ou síndrome do intestino irritável. A infecção causa dores na região abdominal que podem ser pioradas pelo estresse. As crianças geralmente são as mais atingidas e as bactérias que causam a infecção são mais comuns no verão. A infecção pode ser contagiosa se tiver sido causada por um vírus. A contaminação por vírus é semelhante à por bactérias, mas com sintomas mais leves.

Sintomas da Infecção Intestinal

Entre os sintomas da doença estão diarreia, normalmente acompanhadas de sangramentos e cólicas. As dores e a diarreia se tornam mais intensas com o tempo, causando a falta de apetite e a perda de peso. A infecção intestinal muitas vezes é confundida com doenças como viroses, portanto é necessário realizar exames de sangue ou urina, endoscopias e raio-X para identificar se a doença é realmente uma infecção intestinal. Caso os principais sintomas não melhorem como febre alta, diarreia intensa, desidratação ou diarreia com sangue, procure um médico o mais rápido possível. Para pacientes com sintomas leves, é necessário mantê-lo hidratado com líquidos ou soros caseiros.

Tratamento da Infecção Intestinal

O tratamento errado da doença pode levar ao câncer de cólon, por isso certifique-se de realmente está com a doença. Para o tratamento da infecção intestinal é essencial que seja procurado um médico. A doença é tratada ou apenas controlada com antibióticos, anti-inflamatório, dietas com hidratação, cirurgias. Procure um especialista para avaliar os sintomas e indicar o medicamento ideal.

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Artigos Relacionados:

Encontre o que deseja:

1 Comentário

  1. Araci Nogueira disse:
    Excelente. Claro e compreensível.

Gostou? Deixe seu Comentário