Você está em Noticiaki > Bem Viver > Infecção no Sangue: Causas, Sintomas e Tratamento

Publicado por EM Saúde| Atualizado em: 04/06/2015 às 23h18m

Infecção no Sangue: Causas, Sintomas e Tratamento

A infecção no sangue é um problema que pode ser causada por vários motivos, mas é geralmente adquirido no hospital. Infecções virais ou bacterianas, ou de trato urinário e respiratório podem desencadear uma infecção no sangue. Abscessos em tecidos e cicatrizes provenientes de cirurgias também são fatores que podem apresentar riscos para o surgimento da infecção do sangue. A infecção em qualquer parte do organismo acontece quando há uma invasão de microrganismos patogênicos, que são enquadrados como bactérias, vírus ou fungos, onde a partir do momento em que conseguem se reproduzir, então há um início de infecção. As infecções ficam instaladas apenas onde foram acometidas, porém, quando o patógeno se dissemina e atinge outras localidades do corpo, então temos uma septicemia, que nada mais é que uma infecção generalizada de caráter grave, que geralmente inicia em uma parte do corpo e espalha por outras partes do corpo por meio da corrente sanguínea. Quando se é diagnosticada uma septicemia, os agentes infecciosos utilizam o sangue como meio de transporte e logo o contaminam. Os maiores responsáveis pela infecção no sangue são as bactérias responsáveis pela infecção do trato urinário, da meningite e da pneumonia.

Infecção no Sangue

Infecção no Sangue

Causas da Infecção no Sangue

Cateteres na veia são as maiores causas de infecções no sangue, muito comuns nos pacientes internados em UTI. Além disso, através dos cateteres, as bactérias e fungos têm maior acesso às veias. As infecções do sangue correspondem em média a 12% das infecções hospitalares. Queda de resistência durante uma infecção, meningites e osteomielites proporcionam a disseminação da infecção para o sangue. Apesar da tecnologia avançada, alguns hábitos simples devem ser aplicados para prevenir infecções como lavar as mãos frequentemente em hospitais e aumentar o uso do álcool gel.

Sintomas da Infecção no Sangue

Os sintomas da infecção do sangue são relacionados às doenças pelas quais foi contraída a complicação. Caso a infecção tenha sido adquirida por uma cicatriz, os sintomas serão febre e pus no local da cicatriz, fraquezas, dores e enjôo. É preciso ficar atento aos sintomas e incômodos do paciente para determinar se a doença consiste realmente na infecção de sangue. Exames laboratoriais e a aparência física do paciente são observados frequentemente.

Tratamento da Infecção no sangue

O tratamento com antibióticos deve ser feito para controlar os fungos e bactérias da infecção, no entanto em alguns casos há certa resistência aos medicamentos. Cada tratamento é vinculado a uma das causas. O tratamento incorreto da infecção no sangue pode levar a uma septicemia ou até a morte. Para o tratamento da doença, é essencial a procura de um médico.

Prevenção da Infecção no Sangue

A prevenção da doença é a realização de assepsia dos cateteres, equipamentos e locais antes da realização de uma cirurgia, já que a doença é adquirida principalmente nos hospitais quando os pacientes estão internados. Além disso, os trajes do paciente, médico e enfermeiros devem estar limpos e esterilizados. Normalmente as infecções adquiridas no hospital são as mais fortes, pois são desencadeadas por bactérias fortes e difíceis de serem controladas.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

21 Comentários em Infecção no Sangue: Causas, Sintomas e Tratamento

  1. Madriela disse:
    eu ja fui a dois médicos e o diagnostico é sou portadora do fungos no sangue. já tomei dois tipos de remédio, pomadas para as costeiras e nada oque eu faço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *