Você está em NoticiAki - de Tudo um Pouco > Infecção no Sangue – Causas, Sintomas e Tratamento

Infecção no Sangue – Causas, Sintomas e Tratamento

Infecção no Sangue

A infecção no sangue é um problema que podem ser causado por vários motivos, mas é geralmente adquirido no hospital. Infecções virais ou bacterianas, ou de trato urinário e respiratório podem desencadear uma infecção no sangue. Abscessos em tecidos e cicatrizes provenientes de cirurgias também são fatores que podem apresentar riscos para o surgimento da infecção do sangue.

infecção

infecção

Causas da Infecção no sangue

Cateteres na veia são as maiores causas de infecções no sangue, muito comuns nos pacientes internados em UTI. Além disso, através dos cateteres, as bactérias e fungos têm maior acesso às veias. As infecções do sangue correspondem em média a 12% das infecções hospitalares. Queda de resistência durante uma infecção, meningites e osteomielites proporcionam a disseminação da infecção para o sangue. Apesar da tecnologia avançada, alguns hábitos simples devem ser aplicados para prevenir infecções como lavar as mãos frequentemente em hospitais e aumentar o uso do álcool gel.

Sintomas da Infecção no sangue

Os sintomas da infecção do sangue são relacionados às doenças pelas quais foi contraída a complicação. Caso a infecção tenha sido adquirida por uma cicatriz, os sintomas serão febre e pus no local da cicatriz, fraquezas, dores e enjôo. É preciso ficar atento aos sintomas e incômodos do paciente para determinar se a doença consiste realmente na infecção de sangue. Exames laboratoriais e a aparência física do paciente são observados frequentemente.

Tratamento da Infecção no sangue

O tratamento com antibióticos deve ser feito para controlar os fungos e bactérias da infecção, no entanto em alguns casos há certa resistência aos medicamentos. Cada tratamento é vinculado a uma das causas. O tratamento incorreto da infecção no sangue pode levar a uma septicemia ou até a morte. Para o tratamento da doença, é essencial a procura de um médico.

Prevenção da Infecção no sangue

A prevenção da doença é a realização de assepsia dos cateteres, equipamentos e locais antes da realização de uma cirurgia, já que a doença é adquirida principalmente nos hospitais quando os pacientes estão internados. Além disso, os trajes do paciente, médico e enfermeiros devem estar limpos e esterilizados. Normalmente as infecções adquiridas no hospital são as mais fortes, pois são desencadeadas por bactérias fortes e difíceis de serem controladas.

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Artigos Relacionados:

Encontre o que deseja:

9 Comentários

  1. Gisele rosa disse:
    Meu filho tem 1 ano e 10 mesez…teve muita febre ai
    Exame sangue deu infeccao sangue…tem c sem ser internado
    Estou desesperada a medica n internou deu amoxilima disse q tta
    Tava comeco…podria trata em csa…
  2. vera disse:
    eu estou tratando da infecção de sangue, começou com uma simples infecção urinaria , depois no rim pensei que tivesse se curado,foi ai que me deu muitas dores ai fiquei enternada e ai apareceu em meus exames que tava com a infecção de sangue,pra mim foi um susto pois nunca poderia pensar pudesse acontecer isso ,mais estou sendo muito bem medicada as dores acalmaram, mas eu estou me sentindo com a respiração diferente (quando eu respiro forte em vez enquando me doi a boca do estomago),será que isso é normal?
  3. silvana silva disse:
    adorei a matéria muito interessante.
  4. Silvana Lourenço disse:
    Minha Sobrinha foi internada as pressas, o médico diagnosticou infecção no sangue,isso ocorreu antes dela ser internada , tem como ??? e por que ?? pergunto pois pensei que fosse só nos hospitais que se “pegava”.. é sempre bom ficar bem informada…
  5. lurdinha disse:
    gostei das informãçoes foram bem esclarescidas mas mesmo assim estou muito deseperada me netinho de 6 anos está internado com infecção no sangue. estou cm mt medo.
  6. silvana disse:
    é possivel uma criança de 2 anos que nunca foi internada ter infeccao no sangue?
  7. jussara disse:
    gostei do que li e aprendi,essas informaçÕes foram-me bem esclarecedora
  8. rejiane disse:
    Descobri a pouco tempo que estou com infecção no sangue,e estou apavorada,pois tenho pré disposição para doenças cronicas,as informações acima me acalmarão um pouco pois estive internada dois dias o ano passado em março,pode ter sido ai que contrai a infecção.Fiquei com medo q pudesse ser leucemia.
  9. jean disse:
    obrigado por mim atenderem!!!

Gostou? Deixe seu Comentário