Você está em NoticiAki - de Tudo um Pouco > Infecção Urinária – Tratamento, Causas e Sintomas

Infecção Urinária – Tratamento, Causas e Sintomas

Infecção Urinária

A infecção urinária é o nome dado às doenças inflamatórias e/ou infecciosas no trato urinário. Quando a presença de microorganismos ocorre nos rins se chama pielonefrite, na bexiga se denomina cistite, na próstata é prostatite e quando se dá na uretra é chamada uretrite. As infecções de urina, especialmente as cistites que são mais comuns, costumam contaminar mais mulheres do que homens

Infecçao urinaria

Infecçao urinaria

Causas da Infecção Urinária

A causa da maioria das infecções urinárias são as bactérias, no entanto também podem ser causadas por fungos, vírus e microorganismos diversos. O microorganismo penetra no trato urinário através da uretra. Dificilmente a penetração ocorre por via sanguínea, mas em casos raros acontece quando o paciente está com infecção generalizada, denominada septicemia ou quando a pessoa possui baixa imunidade como ocorre com aidéticos e transplantados. As cistites que ocorrem com mais freqüência são causadas por germes do trato intestinal que atingem a vagina, possibilitando sua entrada pela uretra até a bexiga. Se a pessoa tiver baixa imunidade, a bactéria chega até os rins.

Sintomas da Infecção Urinária

Os sintomas da infecção urinária são aumento da freqüência de micções, dor na bexiga, ardência e dificuldade para urinar. Além disso, as micções são de pequeno volume e a urina se torna opaca, possui mau cheiro e raias de sangue. O paciente sente desconforto e dores lombares. Em caso de infecção do rim o paciente apresenta febres e calafrios.
Alguns fatores facilitam a contaminação do trato urinário como: corpos estranhos (sondas, cálculos renais e introdução de objetos na uretra), doenças neurológicas (traumatismo da coluna e bexiga neurogênica de diabetes), infecções ginecológicas e doenças sexualmente transmissíveis.

Tratamento da Infecção Urinária

O tratamento das infecções urinárias deve ser feito com o acompanhamento médico com antibióticos certos para cada microorganismo infectante. Para prevenir as infecções de urina, beba bastante água, urine com freqüência (por volta de 3 em 3 horas), faça sexo seguro para prevenir doenças sexualmente transmissíveis e beba água após as relações sexuais.As mulheres que tem vida sexual ativa possuem maior risco de contaminação, assim como o uso de absorventes internos, diafragma e espermicidas. A uretra das mulheres são mais curtas enquanto a dos homens são mais longas, o que torna mais difícil a contaminação dos homens. Além disso, a uretra não está em contato com a região Peri-anal.

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Artigos Relacionados:

Encontre o que deseja:

1 Comentário

  1. simone disse:
    gostei sim, mas nesse momento sinto uma dor em volta do umbigo, ardencia no rin direito, sinto q estou com flatulencia, alguem pode ajudar?

Gostou? Deixe seu Comentário