Você está em Noticiaki > Bem Viver > Insonia – Causas, Sintomas e Tratamento

Publicado por Emily Oliveira EM Saúde | Atualizado em: 14/02/2012 às 09h04m

Insonia – Causas, Sintomas e Tratamento

Insônia

Muitas pessoas têm dificuldade para dormir, ou para continuar dormindo depois de um certo tempo de sono. Esse problema é chamado de insônia e na verdade, não se considera uma doença, mas um distúrbio de desconforto. A insônia pode atingir pessoas de todas as idade, mas ela é comum em mulheres e idosos e é um mal que persiste na população, pois aproximadamente 20% dos adultos no mundo sofrem de insônia, seja ela leve ou forte.

Insônia

Insônia

Causas da Insônia

As causas da insônia podem ser várias, e podemos ressaltar o estresse, os problemas emocionais ou de relacionamento, o barulho, o uso de medicamentos, problema médico, mudanças no ambiente, ansiedade, excesso de cafeína, álcool e nicotina, problemas para dormir/acordar cedo e efeitos colaterais de medicamentos são os principais causadores da insônia. Algumas condições tornam os indivíduos mais susceptíveis à perda de sono, como a idade avançada (acima dos 60 anos), sexo feminino e histórico de depressão. A insônia crônica é mais complexa e a sua causa envolve diversos fatores, normalmente a depressão, artrite, problema no coração, rins, asma, mal de Parkinson e hipertiroidismo.

Sintomas da Insônia

Existem três tipos de insônia: A transitória, a aguda e a crônica. A transitória dura ate quatro semanas, a aguda dura de quatro semanas a seis meses, e a crônica é a mais longa, pois ultrapassa a seis meses. A insônia se apresenta como percepção do sono inadequado. Os sintomas são dificuldade para dormir, levantar frequentemente durante a noite e dificuldade para voltar a dormir, acordar muito cedo sem motivo e sono não restaurador, deixando a pessoa com a sensação de cansaço, dificuldade para se concentrar e falta de energia.

Tratamento da Insônia

O tratamento da insônia pode ser feito com mudanças de hábitos e rotina. Certas dicas são importantes para quem tem insônia, como tomar um banho quente, música suave, deixar o ambiente com baixa iluminação e temperatura agradável podem ajudar. Caso estas dicas não sejam eficazes, o mais recomendado neste caso é procurar um médico especialista que irá lhe passar um tratamento ou remédio que irá acabar com este mau que atinge milhares e milhares de pessoas no mundo todo.


Recomendamos também:


Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *