Você está em Noticiaki > Notícias > Internet via Rede Elétrica – BPL ou PLC

Publicado por EM Brasil, Internet, Tecnologia| Atualizado em: 05/10/2010 às 15h50m

Internet via Rede Elétrica – BPL ou PLC

Internet via Rede Elétrica

A conexão de Internet via Rede Elétrica pode virar realidade no Brasil, pois o que parecia apenas um sonho pode chegar muito em breve as casas dos brasileiros, BPL (Broadband Powerline, formato oferecido pela AES Eletropaulo Telecom) ou PLC (Power Line Communications) é a tecnologia que permite a conexão a Internet através de uma tomada, como a energia elétrica que chega até nossas casas atualmente.

Internet via Rede Elétrica

Internet via Rede Elétrica

Esta opção de Internet jáera para estar disponível nas casas dos brasileiros, mas o dado mais próximo de internet via rede elétrica que se tem, é uma notícia dada no dia 21/12/2006, quando foi inaugurada uma pequena rede em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. De lá pra cá o que temos visto é apenas estudos em cima da tecnologia que pode ser sim um grande passo para a inclusão digital no país, porém, a distância máxima para esse tipo de rede é de 3,5 quilômetros apenas, o que torna inviável a utilização desta tecnologia para Internet massiva.

Funcionamento da Internet via Rede Elétrica

Funcionamento da Internet via Rede Elétrica

Este projeto de implantação da Internet via Rede Elétrica seria muito útil para o nosso país, pois a economia com infraestrutura somente para cabeamento de Internet seria muito grande, já que utilizaríamos a infraestrutura já existente em 98% do país para enviar sinal de Internet a casa dos brasileiros. O sinal de conexão passa por fios de cobre, os mesmos utilizados na ligação elétrica, porém com um diferencial, na saída do sinal terá um aparelho, conforme mostrado abaixo, que codificará o sinal, convertendo o sinal de saída em conexão de Internet.

Codificador de Sinal PLC

Codificador de Sinal PLC

O princípio de funcionamento caminharia da seguinte maneira – as redes PLC trabalhariam com frequência de 91,7 a 30 MHz e a energia elétrica trabalha na ordem de 50 a 60 Hz, ou seja, os dois sinais não se cruzem, o que permitiria tranquilamente a convivência de ambas as conexões em um mesmo caminho. Mesmo que se por acaso a energia elétrica seja cortada ou falte por algum motivo, o sinal de Internet continuaria funcionando, o que não adiantaria muito, já que os computadores precisam de energia elétrica para funcionar, com excessão dos notebooks.

BPL ou PLC

BPL ou PLC

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

5 Comentários em Internet via Rede Elétrica – BPL ou PLC

  1. Everaldo B. Cunha disse:
    Tiro no pé, não acho isso. Há algum tempo vem se pensando em transmissão digital para rádio, que teria um sinal muito mais alto e a banda larga via internet não interferiria em nada. O que falta é informação na mídia, o acompanhamento do que se está fazendo nesses protótipos e vointade política, pois creio que vontade popular já existe. Imagine todas as escolas com computadores ligados à Internet, seria um grande passo para a verdadeira inclusão digital. O que não se pode é ter banda larga por um preço absurdo e levar de 3 a 4 anos de espera para se ter o sinal. Se houver problemas entre a fornecedora do sinal, ocorre o que houve comigo, estou na fila de espera novamente …. inclusão digital já!!!
  2. Hideraldo Almeida disse:
    Este assunto é bem mais sério do que se imagina. Na verdade está faltando muita informação sobre está tal Internet via Rede Eletrica. Está tecnologia vai causar um grande prejuizo para as emissoras de rádio. Ela vai causar um interferencia tão forte que ninguém mais vai poder ouvir rádio. É só informar gente! Será um tremendo tiro no pé.
  3. SK disse:
    sahsuahsuhauslegal, hein? Só quero ver como o sinal vai chegar, pois um monte de gente faz gatinho na rede elétrica.. kkke o modem só vai usar um cabo, pois o cabo de sinal da internet é o mesmo da alimentação.. hehheheAbração,Saka-Rolha | http://www.sakarolha.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *