Você está em Noticiaki > Notícias > IPVA 2013 RJ: Valor, Tabela e Data para Pagamento

Publicado por EM Brasil, Carros, Economia, Motos| Atualizado em: 03/01/2014 às 14h52m

IPVA 2013 RJ: Valor, Tabela e Data para Pagamento

IPVA 2013 RJ

O Governo do Estado do Rio de Janeiro divulgou a tabela completa com os valores e datas para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, imposto fiscal cobrado anualmente. O valor do IPVA é calculado de acordo com o valor venal do veículo, baseado nos dados fornecidos pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, e no combustível que abastece o veículo, já que para cada tipo de combustível, e categoria do automóvel, é ajustado uma tarifa específica, para confronto com o valor venal.

IPVA 2013 RJ

IPVA 2013 RJ

O valor do IPVA 2013 RJ recebido pelo Detran RJ, é dividido em 2, onde 50% é destinado ao Governo Federal, e os outros 50% destinado ao Governo Estadual. O imposto é gerado somente para veículos de circulação terrestre, não submetendo veículos de natura híbrida ou aérea, segundo dados do Supremo Tribunal Federal. Cada estado brasileiro institui a alíquota a ser cobrada pelo IPVA, ficando sob responsabilidade do Governo do Estado, calcular e divulgar estes valores, afim de manter a transparência com os cidadãos residentes no estado.

O site da Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro já divulgou uma página exclusiva para que os cariocas possam calcular o valor do IPVA 2013 RJ, bastando acessar o endereço eletrônico www.fazenda.rj.gov.br/portal/ipva/ e informar a categoria na qual seu veículo se enquadra, o valor venal do veículo conforme descrito na tabela Fipe, e o combustível no qual o veículo é abastecido. O valor é calculado da seguinte maneira: Pega-se o valor venal do veículo e multiplica-se pela alíquota em que o veículo se encontra. Para veículos zero quilômetro, o valor venal é substituído pelo valor da nota fiscal, sendo o imposto calculado proporcionalmente aos meses em que o veículo irá trafegar, no ano da emissão da nota.

A Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro anunciou que o IPVA RJ 2013 terá o maior desconto para pagamento em cota única, onde os proprietários de veículos que efetuarem o pagamento em uma única parcela, terão desconto de até 8%. Se comparado com outros estados, a diferença é significante, onde Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal darão desconto de 5%, e Minas Gerais e São Paulo, desconto de até 3%. Além do pagamento em cota única, o proprietário de veículo automotor poderá pagar o imposto em até 3 vezes, sem juros, a contar a partir do mês de Janeiro. Além do IPVA, são cobrados o Licenciamento e o DPVAT 2014. Confira abaixo a tabela IPVA 2013 RJ:

Tabela IPVA 2013 RJ

Tabela IPVA 2013 RJ

Tabela IPVA 2013 RJ

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *