Você está em Noticiaki > Notícias > IPVA 2015: Consulta Valor a Pagar e Vencimento

Publicado por EM Carros| Atualizado em: 02/06/2015 às 16h54m

IPVA 2015: Consulta Valor a Pagar e Vencimento

Todo início de ano, o IPVA é emitido pela Secretaria da Fazenda de cada Estado brasileiro e enviado a todos os proprietários de veículos automotores. O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores sempre é lembrado no início do ano, juntamente com o IPTU, já que ambos são cobrados nos três primeiros meses do ano, ou em cota única, com desconto. Além do IPVA é necessário ainda efetuar o pagamento do Seguro Obrigatório DPVAT 2015, normalmente pago na mesma data de vencimento da primeira parcela do IPVA ou do vencimento da cota única. Também pode ser pago o licenciamento anual do veículo no início do ano, porém, este imposto pode ser pago no decorrer do ano de acordo com número final da placa.

IPVA 2015: Consulta Valor à Pagar, Vencimento

IPVA 2015: Consulta Valor à Pagar, Vencimento

O IPVA é calculado de acordo com o valor venal do veículo que é expedido pela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), multiplicado pela alíquota determinada por cada Estado, já que cada um utiliza um critério para tal cálculo. Segundo determinação do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) esta alíquota vai de 1% à 4%. Os Estados do Rio de Janeiro e São Paulo são os Estados brasileiros com maior percentual de cobrança do IPVA, chegando a cobrar 4% para veículos de passeio, enquanto que no Paraná, a alíquota utilizada é de 3,5%. Para encontrar o valor venal do seu veículo, basta acessar o site da Tabela Fipe e informar o modelo e ano de fabricação do mesmo.

Para consultar o valor do IPVA 2015 basta acessar o site da Secretaria da Fazenda do seu Estado, ou do Detran (Departamento de Trânsito), e informar o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor) e o número de CPF do proprietário. A data de vencimento do IPVA 2015 varia de acordo com cada Estado, porém, a regra para pagamento é válida para todos Estados brasileiros. O IPVA 2015 poderá ser pago de duas formas: à vista (cota única com desconto) ou a prazo (até 3 parcelas iguais, sem juros). Cada Estado estipula a data de vencimento, por exemplo, no Estado de São Paulo, o proprietário tem a opção de pagar a cota única em Fevereiro, ou em três parcelas, sendo a primeira já cobrada em Janeiro.

O Estado de São Paulo é o que oferece menos desconto para pagamento à vista, somente 3%, enquanto os Estados com maior desconto para pagamento à vista são o Rio de Janeiro com 10% para pagamento em cota única e o Rio Grande do Sul, com maior percentual de desconto, garante 27% aos proprietários que efetuarem o pagamento em cota única, porém, para conquistar os descontos, é necessário não ter multas cadastradas no veículo. O pagamento do IPVA 2015 pode ser feito em qualquer agência bancária, caixas eletrônicos ou até mesmo através da Internet, pelo site do banco em que possui conta. Em todas as situações, basta informar o número do RENAVAM para pagamento.

A FIPE efetuou em Setembro a compilação dos valores de mercado e a notícia boa é que nesta data o preço de venda de automóveis usados caiu de acordo com a pesquisa de 11.176 diferentes marcas, modelos e versões de veículos, deixando o IPVA 2015 cerca de 4,2% mais barato. Do valor total cobrado pelo IPVA, 50% fica para o município em que o veículo está cadastrado, devendo ser destinado 25% do total para saúde e 15% para educação. Os 50% restantes, são destinados ao Estado que investe em obras de infraestrutura. Veículos com mais de 20 anos de fabricação, estão isentos do pagamento do IPVA, porém, é obrigatório o pagamento do Seguro Obrigatório DPVAT e do Licenciamento anual.

Encontre o que deseja:

Receba as novidades do NoticiAki em seu e-mail:

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Um comentário em IPVA 2015: Consulta Valor a Pagar e Vencimento

  1. Antonio mario da conceição disse:
    É mudaram prá pior nota 0000000000000….!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *